Sobre as seções de paredes finas do Eurocódigo3

A seção 10 da norma EN 1993-1-3 introduz regulamentos adicionais que permitem uma verificação mais precisa de elementos protegidos contra deslocamentos laterais na parte superior e comprimidos na parte inferior.

É possível projetar os membros para os quais um dos tipos predefinidos de seções de paredes finas foi usado; conforme especificado na seção 10, análises adicionais são executadas para seções Z de paredes finas, seções C e Sigma. O escopo da norma inclui cálculos de membros de aço carregados com um conjunto arbitrário de forças internas (N,Vy,Vz,Mx,My,Mz). OBSERVAÇÃO: Os possíveis bimomentos não são levados em conta na versão atual do programa.

Os cálculos de acordo com a norma EN 1993-1-3 não levam em conta o projeto de seções fechadas (tubos – retangulares, quadrados etc.) para os quais os cálculos são executados com base nos princípios da norma geral EC3 (EN 1993-1-1:2005)

Os parâmetros de flambagem/flambagem lateral são definidos exatamente da mesma forma para membros de paredes finas e seções sólidas.

Um membro de paredes finas analisado será verificado (exceto as verificações padrão especificadas por normas) devido à perda de capacidade e estabilidade da mesa de compressão inferior.

Além das verificações padrão, é possível executar as seguintes verificações:

Presume-se que o revestimento esteja sempre conectado à mesa SUPERIOR de uma terça. O revestimento adequadamente conectado à terça é normalmente tratado como uma membrana rígida que protege suficientemente a mesa superior da terça contra deslocamentos laterais. Os parâmetros da seção transversal de revestimento corrugado são obtidos no banco de dados de folhas. Além disso, o usuário determina informações adicionais sobre as posições mútuas do revestimento e da terça, o modelo para o cálculo e como a folha é fixada à terça.

A caixa de diálogo Seção de paredes finas contém opções usadas para determinar o método de formação de uma seção de paredes finas no estágio de produção. Essas informações são necessárias para avaliar a resistência média do material f ya de acordo com a seção 3.2.2.(3) da norma.

Os cálculos de seções de paredes finas são executados para as seguintes seções de paredes finas incluídas nos bancos de dados do Robot:

A verificação da norma para barras com seções de paredes finas é executada da seguinte maneira: