left (inscrição, comprimento_máx, sufixo)
Retorna o texto “inscrição” cujo comprimento não é maior do que “comprimento_máx”. Caso contrário, retorna os sinais iniciais (“comprimento_máx.” – comprimento da inscrição “sufixo”) do texto “inscrição”. Exemplo:
left (“essa é uma inscrição longa”, 10, “...”) retorna o seguinte texto “essa é...”
digits (número, quantidade_de_números_significativos)
Retorna o primeiro parâmetro numérico “número” com a precisão determinada pelo segundo parâmetro: “quantidade_de_números_significativos”. Exemplo:
Ao inserir os seguintes dígitos (1/6, 4), resultará no seguinte número: 0,1667
valid (expressão)
Em geral, um texto (que pode ter a forma específica de um número) ou o chamado erro (falha) é o valor de qualquer “expressão”. Um erro pode ser devido à impossibilidade de chamar uma função (esse é um erro real) ou a função responde à chamada, mas foi projetada para retornar uma mensagem de erro (isso é chamado de falha). Um erro/falha terá a propriedade de retornar um erro/falha sempre que uma operação for executada nesse valor específico. A função chamada “valid” fornece a única possibilidade de alterar erros/falhas em um texto vazio. Exemplo:
“steel weight = ” . valid(@beam(“steel”,“kg”) . “kg”)
O método @beam(“steel”, “kg”), mesmo que seja chamado corretamente, nunca retornará um valor zero, pois tal valor não seria suficientemente significativo. Portanto, nesse caso, o método terminará em uma falha. Se a função “valid” não fosse usada na expressão acima, não receberíamos nenhum texto na imagem (o que parece fazer sentido nesta situação). No exemplo acima, o uso da função “valid” na situação de falha retorna o texto “steel weight = ”.
var (nome_da_variável_ROBOT)
A função retorna o valor de uma variável interna usada pelo Robot. Um extenso repertório dessas variáveis pode ser visualizado ao abrir a caixa de diálogo Configuração da página (guia Parâmetro). Exemplos:
var (“NOME_PROJETO”) retorna o nome do projeto aberto no momento
var (“NÚMERO_PÁGINA”) retorna o número da primeira página de um documento (uma série de imagens incluídas em um único documento)
pageno ()
A função retorna o número da página (contado do zero) de uma série de imagens incluídas em um único documento. Exemplo:
“Página” . (1+pageno()) . "/" . numpages()
Se o documento tiver três páginas de imagens, as páginas a seguir conterão os seguintes textos
“Pág. 1/3”
“Pág. 2/3”
“Pág. 3/3”
numpages()
A função retorna o número de páginas incluídas em um único documento. Exemplo:
Veja o exemplo do uso da função pageno().