Nota: Na versão atual do software, nenhuma categoria de conexão é diferenciada para essa conexão. Todas as categorias de parafusos são tratadas como parafusos normais.
Os cálculos são executados para as seguintes forças internas:
- força longitudinal Nb,Ed
- força de cisalhamento Vb,Ed
- momento de flexão Mb, Ed
As forças internas são reduzidas ao centro de gravidade do grupo de parafusos ou do grupo de soldas que conectam um elemento (ângulo, placa, enrijecedor) à viga com o valor:
- Nb,Ed força longitudinal
- Vb,Ed força de cisalhamento
- M0 = Mb,Ed + Vb,Ed*e do momento de flexão
Para a conexão aparafusada:
- e – a distância do centro de gravidade do grupo de parafusos ao centro da mesa da viga principal (conexão com a mesa da viga principal)
- e – a distância do centro de gravidade do grupo de parafusos ao centro da alma da viga principal (conexão com a alma da viga principal)
Para a conexão soldada:
- e – a distância do centro de gravidade do grupo de soldas ao centro da mesa da viga principal (conexão com a mesa da viga principal)
- e – a distância do centro de gravidade do grupo de soldas ao centro da alma da viga principal (conexão com a alma da viga principal)
Quando uma conexão é verificada, o software verifica a resistência dos componentes de conexão:
-
Parafusos: [Tabela 3.4]
- resistência à tensão
- resistência ao cisalhamento
- resistência à pressão do rolamento
-
Resistência da conexão devido às forças que atuam em parafusos [3.12]
- parafusos que conectam o elemento (ângulo, placa, enrijecedor, bases de apoio) à viga
- parafusos que conectam o ângulo à viga principal
-
Viga [3.10.2]
- resistência da alma da viga devido ao rompimento do bloco
-
Elementos de conexão [3.10.2]
- resistência do ângulo devido ao rompimento do bloco
- resistência da placa devido ao rompimento do bloco
- resistência do enrijecedor devido ao rompimento do bloco
-
Soldas [4.5.3]
- resistência de uma solda que conecta a placa à viga
- resistência de uma solda que conecta a placa à mesa ou à alma da viga principal
- resistência de uma solda que conecta o ângulo à viga principal
- resistência de uma solda que conecta o ângulo à viga
- resistência de uma solda que conecta o enrijecedor à viga
- resistência de uma solda que conecta a base de apoio superior à viga principal e à viga
- resistência de uma solda que conecta a base de apoio inferior à viga principal e à viga
Conexão da placa
- Durante os cálculos de uma placa enfraquecida por aberturas, a força longitudinal Nb,Ed, a força de cisalhamento Vb,Ed e o momento M0 serão divididos pela metade entre as placas se você selecionar Placa em ambos os lados. Caso contrário, a placa transferirá um conjunto completo de forças.
- Os parafusos que conectam a placa à viga transferem a força longitudinal Nb,Ed, a força de cisalhamento Vb,Ed e o momento M0.
- As soldas que conectam a viga principal à viga transferem a força longitudinal Nb,Ed, a força de cisalhamento Vb,Ed e o momento M0. Se você selecionar Placa em ambos os lados, o conjunto de forças será dividido pela metade entre as soldas de placas.
- As soldas que conectam a viga principal à placa transferem a força longitudinal Nb,Ed, a força de cisalhamento Vb,Ed e o momento M. Se você selecionar Placa em ambos os lados, o conjunto de forças será dividido pela metade entre as soldas de placas.
Conexão de ângulo
(Ângulo conectado por parafusos à viga principal e à viga)
- Durante os cálculos de um ângulo enfraquecido por aberturas, a força longitudinal Nb,Ed, a força de cisalhamento Vb,Ed e o momento M0 são divididos pela metade entre os ângulos.
- Os parafusos que conectam o ângulo à viga transferem a força longitudinal Nb,Ed, a força de cisalhamento Vb,Ed e o momento M0.
- Os parafusos que conectam o ângulo à viga principal transferem metade da força longitudinal Nb,Ed, a força de cisalhamento Vb,Ed e o momento M0. O momento M0 é alterado para um par de forças no braço igual à distância entre dois parafusos extremos posicionados verticalmente (para parafusos posicionados horizontalmente, o momento não é levado em conta).
(Ângulo conectado por soldas à viga principal e à viga)
- As forças Nb,Ed e Vb,Ed e o momento M0 são divididos pela metade entre soldas de ângulos que conectam ângulos à viga.
- As soldas que conectam o ângulo à viga principal transferem metade da força longitudinal Nb,Ed, a força de cisalhamento Vb,Ed e o momento M0.
Conexão com o enrijecedor curto e longo
- Os parafusos que conectam o enrijecedor à viga transferem as forças Nb,Ed, Vb,Ed e M0.
- As soldas que conectam o enrijecedor à viga transferem as forças Nb,Ed, Vb,Ed e M0.
Conexão por meio de bases de apoio
- A força longitudinal Nb,Ed é dividida pela metade entre as bases de apoio superior e inferior. Para uma conexão aparafusada, é transferida por parafusos que conectam a base de apoio à viga (cisalhamento do parafuso) e parafusos que conectam a viga principal à base de apoio (retirada de parafusos). Para uma conexão soldada, ela é transferida por soldas.
- O momento de flexão Mb,Ed é alterado para um par de forças do valor F,Ed = Mb,Ed/hb (em que hb = altura da seção da viga). Essas forças são transferidas por parafusos que conectam as bases de apoio à viga (retirada de parafusos) e parafusos que conectam a viga principal à base de apoio (retirada de parafusos).
- A força de cisalhamento Vb,Ed é dividida pela metade entre os parafusos que conectam as bases de apoio à viga principal para uma conexão aparafusada. Para uma conexão soldada, a força de cisalhamento Vb,Ed é transferida por soldas.
Conexão por meio de ângulos e bases de apoio
- A força longitudinal Nb,Ed é dividida uniformemente entre as bases de apoio. Seu valor é igual a F,Ed = Nb,Ed/2 e é transferido por parafusos ou por soldas (dependendo da seleção de fixadores).
- O momento de flexão Mb,Ed é alterado para um par de forças do valor F,Ed = Mb,Ed/hb e é transferido por bases de apoio.
- Os parafusos (ou soldas) que conectam o ângulo à viga transferem a força de cisalhamento Vb,Ed e o momento de flexão M0 = Vb,Ed * e (em que e = distância entre o centro de gravidade do grupo de parafusos/soldas do ângulo e a aresta da mesa da viga principal).
- Os parafusos ou as soldas que conectam o ângulo à viga principal transferem metade da força de cisalhamento.
Conexão com as bases de apoio e placa
- A força longitudinal Nb,Ed é dividida uniformemente entre as bases de apoio. Seu valor é igual a F,Ed = Nb,Ed/2 e é transferido por parafusos ou por soldas (dependendo dos fixadores selecionados).
- O momento de flexão Mb,Ed é alterado para um par de forças do valor F,Ed = Mb,Ed/hb e é transferido por bases de apoio.
- Os parafusos (ou soldas) que conectam a placa à viga transferem a força de cisalhamento Vb,Ed e o momento de flexão M0 = Vb,Ed * e (em que e = distância entre o centro de gravidade do grupo de parafusos/soldas da placa e o centro da alma da viga principal).
- As soldas que conectam a placa à viga principal transferem a força de cisalhamento Vb,Ed (quando a Placa em um lado é selecionada) ou metade da força (quando a Placa em ambos os lados é selecionada).