Parâmetros da análise sísmica (EC 8 – Geral)

Os parâmetros de uma análise sísmica da estrutura dependem de uma norma sísmica usada durante os cálculos de uma estrutura influenciada pelo impacto sísmico.

Acesso
Selecione a norma sísmica EC 8 – Geral (requisitos adotados para a Europa e apresentados no Eurocódigo 8) na caixa de diálogo Nova definição de caso ou clique em Parâmetros na caixa de diálogo Tipos de análise.

Para completar a análise sísmica de acordo com as regras fornecidas em uma norma, defina os seguintes parâmetros.

a g
Especifica a aceleração do solo do projeto no solo do tipo A, conforme especificado pelas autoridades locais. A aceleração do solo do projeto é definida em termos da aceleração do solo do pico de referência no solo do tipo A agR e do fator de importância γ derivado da classe de construção:

ag = γ × agR

q
Especifique o valor do Fator de comportamento de acordo com o ponto 3.2.2.5.
O fator de comportamento é um fator de redução do espectro de resposta do projeto em relação ao espectro de resposta elástica. É possível editar seu valor após selecionar a opção Espectro do projeto.
Nota: O fator de comportamento q reduz o espectro do projeto; dessa forma, também diminui as cargas sísmicas e as forças internas resultantes. No entanto, como especificado no ponto 3.2.2.5, o deslocamento com base no espectro de resposta do projeto é multiplicado pelo fator de comportamento q. Portanto, normalmente, esse deslocamento não é reduzido em relação ao espectro de resposta elástica.
Espectro
Selecione um espectro do projeto ou elástico, como especificado no ponto 3.2.2.
Direção
Especifique se a direção é horizontal ou vertical.
Parâmetros que descrevem o espectro de resposta
Os seguintes parâmetros são definidos nos Anexos nacionais da norma 1998-1-1:2004-Geral.
  • S – fator de solo.
  • B – fator de limite inferior β para o espectro de projeto horizontal.
  • Tb, Tc, Td – parâmetros de período (s).

    O espectro de resposta é calculado com base nesses parâmetros de acordo com as fórmulas para o espectro de resposta elástica (3.2.2.2 e 3.2.2.3) e o espectro de projeto para análise elástica (3.2.2.5).

Definição de excentricidade
Abre a caixa de diálogo Def. de excentricidades da massa, que permite especificar como considerar a excentricidade de uma massa na análise sísmica.
Definição da direção
Abre a caixa de diálogo Direção, que permite definir a direção da excitação espectral ou sísmica.
Filtros
Abre a caixa de diálogo Filtros, que permite determinar o número de modos a serem considerados durante a análise dinâmica de estruturas.
Modo residual
Permite calcular forças pseudoestáticas para um modo residual.

Os detalhes sobre esse método de análise de estrutura podem ser encontrados na norma mencionada.