Use essa opção para definir o comprimento de flambagem dos membros. Acesse a opção clicando no ícone apropriado (para a direção Y ou Z) no campo Coeficiente do comprimento de flambagem, localizado na caixa de diálogo Definição de membro – Parâmetros. O coeficiente do comprimento de flambagem é inserido automaticamente. A seguinte caixa de diálogo é exibida:
O último ícone, quando selecionado, define os pontos adicionais onde a viga foi protegida contra flambagem por flexão. A flambagem é considerada nos cálculos quando uma força de compressão, mesmo que seja insignificante em relação a outras forças internas, está atuando sobre o membro. Para ignorar os efeitos de flambagem nos cálculos, clique em . Isso indica que a flambagem é desconsiderada no processo de cálculo.
O último ícone permite que os membros com contraventamento interno (os enrijecedores laterais dos membros analisados que limitam o comprimento da flambagem lateral) sejam incluídos nos cálculos. Após clicar duas vezes no ícone, é exibida a caixa de diálogo Contraventamento interno (onde os parâmetros dos enrijecedores laterais são determinados).
Se um membro complexo estiver sendo tratado, será necessário verificar a flambagem de um ou dois banzos de um membro de dois banzos entre os sarrafos.
As configurações para Tipo de sarrafo e Conexão definirão os cálculos para a esbeltez equivalente da coluna analisada de vários banzos no plano X-Y (com relação ao eixo z).
No campo Coordenadas do sarrafo, são determinadas as coordenadas dos sarrafos em um membro (essa opção funciona como a opção de contraventamento interno). As coordenadas podem ser definidas como reais ou relativas (com relação ao comprimento da barra).