As seguintes suposições são adotadas nos cálculos de sapatas distribuídas com duas colunas.
- Somente a análise de fundações retangulares é permitida quando uma linha que passa através de pontos de eixos do pilar é paralela à aresta da fundação.
- Nos cálculos do solo, a fundação é tratada como infinitamente rígida, enquanto o solo é linearmente elástico. Assume-se que tensões no solo possam ser descritas por meio de um plano.
- Na análise estática, a fundação é calculada como uma viga de vão único com balanços suportados por colunas e carregada com a pressão do solo. Os cálculos são executados de forma independente para ambas as direções.
- O trabalho da fundação tratada como placa não é levado em conta nos cálculos.
- A fundação é projetada para o momento de vão máximo e o momento de apoio; esses momentos são calculados considerando a largura do apoio. A ocorrência da armadura superior depende disso, se o momento de tração atuando sobre as fibras superiores existe (ele pode ser forçado na caixa de diálogo Padrão de armadura).
Uma vez que os princípios de cálculo acima são adotados, a fundação com duas colunas deve satisfazer os seguintes requisitos:
- A espessura da fundação, em relação às suas dimensões, deve ser grande o suficiente para permitir que o usuário adote a suposição de que o elemento é indeformável; para elementos com rigidez pequena, para os quais a deformação é maior que aprox. 0,5% do comprimento do elemento, a solução obtida pode ser inconsistente com o trabalho do elemento real; para o projeto de tais elementos no programa Robot, o módulo Projeto de sapata contínua é usado.
- A relação entre o comprimento da fundação e a largura da fundação não deve ser menor que 2,0; diz respeito principalmente a fundações com grandes dimensões e rigidez relativamente pequena; em tais elementos, os efeitos relacionados com o trabalho da fundação tratada como uma placa podem levar a uma superestimação ou subestimação de momentos para o elemento calculado de forma independente em ambas as direções.