Para obter os resultados dos cálculos para sapatas distribuídas ou contínuas definidas:
O projeto de sapatas inclui:
Consulte também:
Regras gerais do projeto de fundação (considerando os requisitos das normas disponíveis).
O layout resultante apresenta tensões nos lados e sob a fundação de blocos. As opções Concreto leve/Fundação de blocos devem ser selecionadas para exibir esses resultados.
As seguintes tensões serão avaliadas para a fundação de blocos:
σ1 – Tensão lateral superior.
σ3 – Tensão lateral inferior.
σ2 – Tensão sob a fundação de blocos no lado direito.
σ2 – Tensão sob a fundação de blocos no lado esquerdo.
H0 Altura do solo medida desde o topo da fundação de blocos para a qual a tensão não será calculada (não é levada em conta nos cálculos).
As verificações durante os cálculos de sapatas distribuídas em concreto leve/fundação de blocos incluem:
Se as barras de cavilha forem geradas entre a sapata distribuída e o concreto leve/fundação de blocos, a condição de deslizamento não será verificada.
Depois do início dos cálculos de sapatas distribuídas ou contínuas, o layout Fundações – resultados é ativado por padrão. O layout inclui o visualizador gráfico que exibe as sapatas distribuídas/contínuas (com a caixa de diálogo de resultados obtidos, resultados para o solo e Fundação – resultados).
Selecione Resultados > Nota de cálculo, para visualizar os cálculos textualmente.
Ao projetar uma sapata, os seguintes valores podem ser apresentados:
Para a distribuição de tensões sob a fundação, são exibidos os valores de forças e momentos que atuam diretamente nos pontos de contato da fundação com o solo.
Ao projetar uma sapata contínua, a seção transversal da fundação e o diagrama de tensões abaixo do solo são apresentados.
Os resultados dos cálculos em forma numérica são apresentados na caixa de diálogo Fundação – resultados.
As combinações de cargas externas (cargas externas são as cargas aplicadas ao pilar ou à superfície superior da fundação), para as quais foram verificadas as sapatas projetadas distribuídas ou contínuas, são apresentadas no campo Combinações do projeto. As seguintes informações são fornecidas nesse campo: tipo de combinação (ULS, SLS), grupo de carga e um número de uma carga multiplicado pelo coeficiente apropriado. As combinações marcadas com um asterisco se referem às combinações usadas para cálculos de CA (armadura, punção etc.); as combinações sem asterisco se referem às combinações usadas para cálculos de solo (capacidade do solo, estabilidade para inversão, entre outras opções). Os valores de forças e momentos, incluindo o peso próprio da fundação, são exibidos no desenho da distribuição de tensão na caixa de diálogo Fundações – Resultados.
Os fatores de segurança para a combinação de cargas ativas (destacados no campo Combinação do projeto) são apresentados no campo Coeficientes de combinação. Todas as combinações verificadas para a combinação do projeto ativa são fornecidas nesse campo. A descrição contém: o tipo de combinação para a qual a verificação foi executada e o valor real do valor do coeficiente em relação ao valor limite. Após clicar em um dos coeficientes, o desenho da distribuição de tensão exibe a solução para aquele coeficiente.
Se o valor do coeficiente for expresso com o símbolo INF (infinito), essa condição não ocorrerá para as sapatas projetadas distribuídas ou contínuas. As cargas aplicadas não provocam uma rotação das sapatas distribuídas ou contínuas.
Seis botões são apresentados no campo Coeficientes globais: Capacidade, Superfície de contato, Estabilidade para deslizamento, Estabilidade para rotação, Assentamento médio e Punção/cisalhamento. Os coeficientes mais desfavoráveis para os tipos apropriados de verificação de sapatas distribuídas/contínuas são apresentados nos campos à direita. Ao clicar no botão selecionado, é destacada a combinação para a qual o fator de segurança apresentado foi obtido no campo Combinação do projeto.
Se alguma das condições de verificação das sapatas distribuídas/contínuas não forem atendidas, elas serão apresentadas em vermelho. Se algum dos tipos de verificação das sapatas distribuídas/contínuas forem desativados (caixa de diálogo Opções geotécnicas), o campo no qual é apresentado o fator de segurança global para rotação ficará desativado. Esse fator de segurança será calculado e apresentado no campo apropriado; mas durante os cálculos, o usuário não será avisado sobre a possível condição de estabilidade não atendida da sapata distribuída/sapata contínua para rotação.