Montantes de cisalhamento

O modelo determina os montantes de cisalhamento necessários para transferir o cisalhamento horizontal na interface entre a viga de aço e a laje de concreto usando as provisões da ANSI/AISC 360-10 I3. Presume-se que os conectores de cisalhamento consistem em montantes de aço com cabeça soldada com propriedades de resistência do material e diâmetro definidas pelo usuário.

As contagens de montantes são determinadas quando a seção é selecionada e verificada em relação aos requisitos de resistência pré-composta e composta.

A resistência individual de um montante é baseada no mínimo de duas equações (com base na ANSI/AISC 360-10 I3.2d):

em que o fator de posição Rp é sempre considerado como 0,6 (“posição fraca” dos montantes). O fator de grupo Rg é estimado como 1,0 e, em seguida, Q n é recalculado com base no número de linhas de montantes. Se o usuário tiver selecionado “Rg proporcional”, o fator de grupo será calculado com base na porcentagem da viga que tem cada número de linhas. Por exemplo, se o número de montantes exigir linhas de 1,5, o fator Rg estará a meia distância entre 1,0 (para uma linha) e 0,8 (para duas linhas). Se “Rg proporcional” não tiver sido selecionado, o número de linhas será arredondado para o próximo número inteiro.

Resistência composta completa do montante

Para resistência composta completa, a resistência combinada dos montantes deve ser pelo menos igual à tensão de compressão no concreto (ou à tensão líquida no aço, que é a mesma quantidade). Quando a resistência de cada montante Qn for conhecida, o número de montantes poderá ser determinado. (O número real de montantes necessários na viga é duas vezes o número calculado para desenvolver a resistência de cisalhamento – um número igual é necessário em qualquer lado do centro da viga).

Resistência composta parcial do montante

A capacidade total do momento da seção composta completa pode ser maior do que o necessário. A resistência da seção pode ser reduzida (bem como o custo) reduzindo o número de montantes usados. Como o valor da tensão no concreto é limitado pela tensão de cisalhamento que os montantes podem desenvolver, a tensão de compressão no concreto Cc será limitada por em um caso parcialmente composto. Após a nova tensão de concreto ser conhecida, o restante das tensões de seção poderão ser encontradas como antes.

A “porcentagem composta” é definida como:

Para o projeto de montante composto parcial, a contagem de montantes é reduzida até:

A contagem e o posicionamento finais de montantes são determinados de acordo com a ANSI/AISC 360-10 I3.2d. Os montantes de cisalhamento são fornecidos de forma que as seguintes condições sejam atendidas:

O modelo investiga a densidade do montante de cisalhamento necessário em cada região do diagrama de momento com base no gradiente do diagrama de momento e fornece a densidade necessária como uma distribuição uniforme de montantes que atende aos requisitos acima. No entanto, o modelo também relatará uma distribuição de montantes “segmentada” com montantes fornecidos entre cada apoio e cada carga concentrada ao longo do vão de um membro.