Clique em Serviço na caixa de diálogo Definição de membro – Parâmetros para definir parâmetros de norma adicionais que determinam os valores de deslocamento (deslocamentos de limite) para membros de madeira.
É possível definir os seguintes deslocamentos de limite:
- deflexão do membro nas direções:
- Y – use esse campo para definir a deflexão limite de uma barra na direção do eixo Y, dependendo do comprimento da barra, por exemplo L/200.
- Z – use esse campo para definir a deflexão limite de uma barra na direção do eixo Z, dependendo do comprimento da barra, por exemplo L/200.
- deslocamentos de nós nas direções:
- X – use esse campo para definir o deslocamento limite de um nó de barra na direção do eixo X, dependendo do comprimento da barra, por exemplo L/200.
- X – use esse campo para definir o deslocamento limite de um nó de barra na direção do eixo Y, dependendo do comprimento da barra, por exemplo L/200.
Ao determinar as deflexões do limite do membro, um membro pode ser definido como um balanço.
Em determinadas estruturas, é necessário aumentar os deslocamentos dos nós de estrutura. O coeficiente global Teta foi introduzido em virtude disso. Teta causa um aumento em todos os deslocamentos (o valor padrão do coeficiente é igual a 1,5).
Nota: O valor do coeficiente é sempre θ ≥ 1.
Cada deslocamento de nó pode ser calculado como:
Na parte inferior da caixa de diálogo, é possível definir parâmetros de barras com curvatura:
- Selecione Controle de deslocamentos com a curvatura considerada para levar em conta a curvatura durante a verificação ou o projeto do membro.
- Para determinar a curvatura, execute um dos procedimentos a seguir.
- Forneça o valor de curvatura no campo Curvatura definida pelo usuário.
- Assuma o valor de curvatura calculado com base em cargas constantes (curvatura automática).