No módulo Fundação, clique em (Definição de solo) ou selecione Elemento de CA > Solo, para definir os parâmetros do solo.
Na parte inferior da caixa de diálogo, é possível selecionar um perfil de solo (tipo de camadas).
Uma vez definidas as características básicas do solo, todos os outros parâmetros serão automaticamente calculados e exibidos na tabela. O campo Nome apresenta um nome de um perfil de solo definido (camadas). A tabela apresenta somente essas características do solo que são usadas nos cálculos de sapatas distribuídas. Os campos da tabela não estão ativos, exceto no caso dos campos que contêm parâmetros básicos.
Se uma das normas francesas (DTU ou Fascicule) for selecionada, as opções que permitem a seleção de um método de cálculo de tensão (laboratório, pressiométrico completo e pressiométrico de tensão) estarão disponíveis. Quando o método pressiométrico completo for selecionado, o botão Definição de curva ficará disponível.
Os perfis de solo são salvos na forma de um banco de dados XML e contêm os dados de parâmetros do solo. Eles podem ser transferidos livremente entre estações de trabalho e usados em outros módulos e calculadoras.
Clique em Editar para modificar os parâmetros do solo e criar novos perfis de solo.
Para criar um novo perfil, selecione um dos solos existentes no campo Nome. Os dados do solo são carregados e ficam prontos para serem modificados.
No campo Tensão, é possível determinar a tensão admissível no solo (consulte Regras gerais do projeto da fundação).
Os seguintes valores são definidos na parte superior da caixa de diálogo.
Tamanho do aterro: N1 (campo no qual pode ser definida a altura do aterro, no topo da fundação projetada), N2 (esse campo pode aparecer no caso de várias localizações da fundação), nível do pilar e nível de referência mínimo. Quando o nível de água do solo está ativo, dois campos ficam disponíveis: nível mínimo e máximo de água do solo.
Consulte também: