Análise detalhada – projeto de membro de madeira (NF EN 1995-1:2005/NA:2010/A2:2014)

A opção permite a análise detalhada dos membros de madeira. É possível iniciar a análise detalhada de um membro pressionando o botão Detalhado, na caixa de diálogo com os resultados detalhados para a norma NF EN 1995-1:2005/NA:2010/A2:2014.

O programa permite executar cálculos adicionais com base nos requisitos descritos na norma NF EN 1995-1:2005/NA:2010/A2:2014:

Cada uma das análises de membros listadas é executada de forma independente; portanto, cada uma delas pode ser iniciada separadamente. Para iniciar a definição de cálculos e de parâmetros de cálculo, o usuário deve ativar a opção Considerar nos cálculos, na parte superior da caixa de diálogo, em cada guia.

A caixa de diálogo apresenta três guias:

Compressão transversal

Aberturas

Cortes

Guia Compressão transversal (capítulo 6.1.5)

As opções fornecidas nessa guia são usadas para verificar a resistência para compressão perpendicular à fibra de uma viga sujeita à ação de uma força de compressão F aplicada às arestas superior ou inferior de uma viga.

Ao selecionar Extremidade da viga com carga de reação de apoio F, fica disponível a definição dos parâmetros (L, a, F) que são necessários para determinar o fator kc,90 de acordo com o ponto 6.1.5.(3). Foi considerado que a extremidade da viga foi carregada pela reação de apoio do valor F, que atua na aresta inferior da viga. Além disso, foi adotada outra suposição, segundo a qual o apoio posicionado à distância de ≤ h/3 é tratado como um apoio mais externo (caso contrário, os cálculos seriam executados como se fossem para um apoio interno).

Ao selecionar a opção Extremidade superior da viga com carga de força concentrada F, fica disponível a definição dos parâmetros (L, L1, a, Ls, as, F) que são necessários para determinar o fator kc,90 de acordo com o ponto:

O programa determina os comprimentos efetivos apropriados de distribuição de carga, como mostrado nas figuras 6.3 e 6.4. Também é possível escolher o método de apoio da viga selecionando uma das seguintes opções: Apoio contínuo ou Apoio discreto.

Guia Aberturas (capítulo 6.6)

As opções fornecidas nessa guia são destinadas à verificação da resistência de cisalhamento de uma viga com orifícios. A verificação é realizada para todos os orifícios definidos pelo usuário. O programa lê automaticamente os valores das forças transversais que atuam em pontos onde os orifícios são posicionados para um caso de carga decisivo. Antes de iniciar os cálculos, é verificado se os orifícios definidos estão geometricamente corretos e, se ocorrer um erro, o aviso relevante será exibido.

Existem dois tipos de orifícios disponíveis: orifícios redondos ou orifícios retangulares (um tipo de orifício pode ser selecionado na parte superior da caixa de diálogo).

No entanto, é importante lembrar que o número de coordenadas de posições de centro de orifício deve concordar com o número de diâmetros/larguras e o número de alturas (para orifícios retangulares).

Guia Cortes (capítulo 6.5.2)

As opções fornecidas nessa guia são usadas para verificar a resistência de cisalhamento de uma viga com um entalhe no apoio. A verificação é executada para uma das extremidades da viga no ponto onde uma força de cisalhamento maior está atuando. O programa lê automaticamente os valores das forças de cisalhamento que atuam nas extremidades da viga para um caso de carga decisivo.

É possível definir dois casos de um entalhe de viga: Caso 1 ou Caso 2.

Cada uma das guias contém a opção Considerar nos cálculos. Se essa opção estiver inativa, não será executada, por exemplo, uma análise de compressão perpendicular à fibra e nenhuma das opções nessa guia específica ficará acessível. Se a opção Considerar nos cálculos estiver ativada em qualquer uma das guias, será executada, por exemplo, uma análise de compressão perpendicular à fibra após a definição de vários parâmetros.

Após a definição dos parâmetros disponíveis na caixa de diálogo e, ao pressionar o botão Calcular, uma análise adicional dos membros de madeira é executada. Quando estiver concluída, o programa executa uma nota de cálculo com os resultados dos cálculos executados.