Seção complexa

Acesse a opção clicando na guia Seção complexa na caixa de diálogo Seções parametrizadas. A caixa de diálogo seguinte é exibida:

A caixa de diálogo fornece os nove tipos de seções complexas mais usadas (as seções são selecionadas no campo Tipo de seção na parte superior direita da caixa de diálogo):

– Duas seções C (definidas como face a face ou lados opostos)

– Duas seções I

– Seção C e seção I (seção C definida como face a face ou lados opostos)

– Dois ângulos e seção I

– Quatro ângulos face a face

– Quatro ângulos com lados opostos

– Dois ângulos na forma de “T” (definido com lados opostos mais curtos ou mais longos)

– Dois ângulos na forma de “C” (definido com lados de face a face mais curtos ou mais longos)

– Dois ângulos na forma de uma cruz.

Para alguns tipos de seções complexas, a opção Seções complexas – soldadas está disponível. Se for selecionada, os banzos de uma seção complexa serão unidos com soldas ao longo do comprimento da seção.

Definição de uma família de seções complexas

Para definir uma família (grupo) de seções complexas:

Nota: Determinados tipos de seção (por exemplo, 4 ângulos) requerem a definição de duas seções de banzo diferentes e dois espaçamentos de banzo diferentes dependendo do plano de treliça (b,d).

Método de geração de seção complexa

Uma família de seções complexas com base nos dados iniciais é gerada automaticamente. A primeira seção em uma família de seções complexas é composta das seções iniciais espaçadas na distância d. Seções complexas sucessivas são geradas sem alterar as cotas da seção de banzo, aumentando o espaçamento d pelo valor de incremento dd até que o valor dmax seja atingido. Após atingir o espaçamento dmax, a seção de banzo será aumentada em um tamanho e gerará as próximas seções complexas começando novamente com o espaçamento d e continuando a aumentá-lo até que o valor dmax seja atingido. São geradas seções até que o final do banco de dados seja atingido, ou seja, até que não haja possibilidade de selecionar a próxima seção.

Exemplo:

Seção complexa

Seção do banzo (seção inicial) – C240

Espaçamento do banzo - d=25 cm

Incremento dd = 5 cm

Espaçamento máximo dmax = 30 cm

É gerada uma família de seção denominada, por exemplo, 2CF que consiste em 9 seções. A geração terminará na última seção da família de seções C C300. Abaixo são apresentadas as seções geradas:

2CF(d25) C 240

2CF(d30) C 240

2CF(d35) C 240

2CF(d25) C 260

2CF(d30) C 260

2CF(d35) C 260

2CF(d25) C 300

2CF(d30) C 300

2CF(d35) C 300

O método de geração de seções que requerem a definição de dois espaçamentos (horizontal d e vertical b) é análogo ao método para seções com um único espaçamento. Os espaçamentos b e d são alterados simultaneamente pelos valores dd e db.

As caixas de diálogo acima definem o procedimento de geração para novas famílias de seções complexas. A geração real de seções ocorre no processo de projeto de grupo de membros com o uso de famílias parametrizadas definidas.

Consulte também:

Seção complexa – parâmetros