Somente são definidas as dimensões iniciais da seção inicial. Nesse caso, o algoritmo de cálculo começa com a seção que tem altura constante ao longo do comprimento da barra. Como no caso de seções que variam por ΔH, é necessário definir o incremento ΔH com base no qual a próxima dimensão vai aumentar, assim como a altura máxima Hmáx.
A programação automática por meio de um grupo parametrizado ocorre em duas etapas, tal como indicado a seguir:
Primeiro, todos os casos de carga são revisados para localizar os momentos fletores extremos nas extremidades da viga. Em seguida, a altura das seções extremas é ajustada automaticamente para que atendam ao critério de resistência aos momentos fletores extremos.
Por fim, é executado o procedimento padrão de verificação definida por norma de uma viga cônica. Se a seção extrema verificada não atender aos requisitos definidos pela norma, a altura da seção será aumentada por ΔH, mas sem alterar a seção na outra extremidade da viga. Se, por outro lado, a seção não atender aos requisitos em nenhuma seção transversal intermediária da viga, os valores de altura de ambas as seções extremas serão aumentados.
Esse procedimento é repetido até que seja encontrada uma seção que atenda aos requisitos relevantes definidos pela norma.