Gerar um modelo computacional

É possível gerar elementos finitos para barras, superfícies planas ou interseções.

  1. Clique em (Parâmetros de análise) na barra de ferramentas padrão. Como alternativa, clique em Análise Tipos de análise. A caixa de diálogo Tipos de análise é aberta.
  2. Acesse a guia Modelo de estrutura.
    Nota: Se a guia Modelo de estrutura não estiver disponível, selecione a opção Geração do modelo na parte inferior da caixa de diálogo Tipos de análise.
  3. Selecione o tipo de nós que você deseja gerar.
  4. Clique em ... para abrir a caixa de diálogo Seleção e, em seguida, selecione as barras para as quais um novo nó não será gerado.
  5. Clique em ... para abrir a caixa de diálogo Seleção e, em seguida, selecione os objetos para as quais um novo nó não será gerado. Quando os elementos geométricos são ignorados durante a geração da malha, a malha do elemento finito é gerada sem levar em consideração esses elementos. Isso é útil durante a definição de cargas móveis. Se uma malha regular não for afetada por uma rota de veículo (ou seja, polilinhas, linhas ou um contorno ao longo do qual o veículo se move), somente o número da rota precisará ser adicionado à lista de objetos ignorados durante a geração do modelo.
    Nota: É possível ignorar objetos geométricos (como linhas, polilinhas, contornos, arcos e círculos) durante a geração da malha, mas os painéis e as lajes não podem ser excluídos da malha, mesmo que um painel seja gerado com base em um contorno.
  6. Se necessário, insira um valor para o Comprimento máximo de um elemento da barra para divisão automática. Esse valor é usado para determinar um número de divisões de elementos finitos para análises, incluindo: deformação de flambagem, imperfeições geométricas ou material elastoplástico.
    Nota: A divisão é aplicada com relação aos elementos finitos da barra (uma barra é dividida por meio de nós). Para os tipos de análise listados, a divisão de elementos em cinco partes é considerada por padrão. Se o comprimento total do elemento for dividido pelo comprimento máximo definido e o resultado for maior que 5, será adotado o maior número de divisão.
  7. Selecione Usar primeiro caso como o inicial para o casos não lineares selecionados para considerar um caso inicial. Um caso inicial é sempre o primeiro caso na lista de acordo com a numeração de casos definida pelo usuário. A caixa Lista de casos torna-se ativa.
  8. Clique em ... ao lado da caixa Lista de casos para abrir a caixa de diálogo Seleção e, em seguida, selecione os casos para os quais o estado inicial do caso inicial deve ser levado em conta.
  9. Clique em Cálculos de tolerância para determinar a precisão da definição da estrutura (padrão de 1 mm; se a precisão for menor que 1 mm, o valor calculado será exibido).
  10. Clique em Geração de modelo computacional para criar o modelo de estrutura. A caixa de diálogo Cálculos é exibida mostrando o andamento da análise. Uma vez finalizada a geração, a caixa de diálogo Mensagens de cálculo será aberta e exibirá possíveis erros ou avisos.