Após a conclusão dos cálculos/projeto da coluna, é possível abrir na tela a caixa de diálogo Caso atuante, mostrada na figura abaixo.
Se os resultados dos cálculos/projeto da coluna existirem, a caixa de diálogo poderá ser aberta de duas maneiras:
A caixa de diálogo Caso atuante apresenta a lista de todas as combinações de carga levadas em conta durante o projeto da coluna e indica uma posição da seção transversal do projeto (consulte também Procedimento de projeto de coluna). Para uma combinação selecionada, os seguintes elementos são apresentados: seção da coluna com o eixo neutro, zona de compressão (cor amarela) e zona de tração marcadas, além dos fatores de segurança apropriados. Após a execução dos cálculos (ou quando a verificação for executada), a combinação de carga crítica (combinação de projeto) é selecionada na caixa de diálogo.
Quando a caixa de diálogo “Coluna: Resultados” é aberta, a seleção de combinações de carga na caixa de diálogo provoca a alteração na seção da superfície de interação exibida na caixa de diálogo (seção no plano do vetor de carga selecionado). A vista pode mostrar a seção transversal através da superfície de interação N-M ou My-Mz.
A parte direita da caixa de diálogo contém uma tabela que descreve a lista de combinações de carga. A tabela de combinações básicas e acidentais é apresentada separadamente. Cada linha mostra os parâmetros de uma das combinações de carga verificadas durante o projeto da coluna. Ao lado dos componentes de uma determinada combinação, há uma indicação da posição da seção transversal: A – seção transversal superior, B – seção transversal inferior e C – seção transversal média. O número de linhas na tabela corresponde ao triplo das combinações de carga. As colunas seguintes mostram as informações tal como se segue: força axial, momento fletor em torno do eixo Y, momento fletor em torno do eixo Z e, se o cisalhamento foi considerado, valores de forças de cisalhamento ao longo dos eixos Y e Z.
Por exemplo, a combinação salva como “1.35P1+1.5L1+1.05L2 (B)” foi gerada devido à combinação da primeira carga morta considerada com o coeficiente 1.35, a primeira carga viva com o coeficiente 1.5 e a segunda carga viva com o coeficiente 1.05; a ação das forças resultantes desta combinação diz respeito à seção transversal inferior da coluna.
A parte inferior central da caixa de diálogo apresenta o desenho da seção real da coluna, no qual os seguintes elementos estão marcados:
A caixa de diálogo Caso atuante tem uma tabela com fatores de segurança que contém as seguintes linhas:
Rd/Sd
O campo Rd/Sd mostra o fator de segurança Rd/Sd para uma combinação selecionada na lista e a posição da seção transversal, em que:
Sd – comprimento do vetor de carga
Rd – comprimento do vetor de carga que corresponde ao estado limite máximo da seção transversal com a carga que atua em uma determinada excentricidade.
MRd/MSd
O campo MRd/MSd mostra o fator de segurança MRd/MSd para uma combinação selecionada na lista e a posição da seção transversal, em que:
MSd – valor de momento (comprimento da projeção de um vetor de carga no plano MyMz)
MRd – valor do momento do vetor de carga que corresponde ao estado limite máximo da seção transversal com a carga que atua com uma força axial específica e com o momento efetivo na direção determinada pelos componentes My, Mz.
NRd/NSd
O campo NRd/NSd mostra o fator de segurança NRd/NSd para uma combinação selecionada na lista e a posição da seção transversal, em que:
NSd – valor de uma força axial do vetor de carga
NRd – valor de uma força axial do vetor de carga que corresponde ao estado limite máximo da seção transversal com a carga que atua com um momento específico.
As colunas da tabela apresentam uma comparação entre o valor permitido (à esquerda) e o valor resultante dos cálculos para uma determinada combinação (à direita). Se alguma destas condições não for satisfeita, o campo ficará marcado em vermelho.
A tabela com os fatores de segurança da norma ACI 318-14 contém as seguintes linhas:
ϕ*Sn/U
O campo ϕ*Sn/U mostra o fator de segurança ϕ*Sn/U para uma combinação selecionada na lista e a posição da seção transversal, em que:
ϕ – fator de redução de resistência
Sn – momento nominal, cisalhamento, axial, torção ou resistência do rolamento
U – resistência de um membro ou de uma seção transversal necessária para resistir a cargas fatoradas ou momentos internos e forças relacionadas em tais combinações, conforme estipulado na norma.
ϕ*Mn/Mu
O campo ϕ*Mn/Mu mostra o fator de segurança ϕ*Mn/Mu para uma combinação selecionada na lista e a posição da seção transversal, em que:
ϕ – fator de redução de resistência
Mn – resistência à flexão nominal na seção, pol.-lb
Mu – momento fatorado na seção, pol.-lb
ϕ*Pn/Pu
O campo ϕ*Pn/Pu mostra o fator de segurança ϕ*Pn/Pu para uma combinação selecionada na lista e a posição da seção transversal, em que:
ϕ – fator de redução de resistência
Pn resistência de compressão axial nominal do membro, libras
Pu – força axial fatorada; a ser considerada como positiva para compressão e negativa para tensão, libras
Além disso, para a norma ACI 318-14, a caixa de diálogo Caso atuante tem uma tabela com os fatores de redução de resistência que contém as seguintes linhas:
ε t*1000
O campo ε t*1000 mostra o fator, em que:
ε t – deformação líquida de tração na camada extrema da armadura de tensão longitudinal com resistência nominal, excluindo as tensões devido a níveis efetivos de pré-tensão, fluência, contração e temperatura.
ϕ
O campo ϕ mostra o fator, em que:
ϕ – fator de redução de resistência.