Leve em conta o método de determinar o espectro de resposta Sa=Sa(T) para um determinado diagrama de acelerações F(t), em que T se refere ao período, Sa se refere ao espectro de aceleração, t se refere ao tempo, enquanto F(t) é uma função específica de análise de tempo.
Isso é útil ao comparar as respostas sísmicas obtidas com o uso da análise espectral e da análise de tempo. A curva do espectro de resposta Sa=Sa(T), que se sobrepõe exatamente à função F(t) da análise de tempo (ao salvar o diagrama de aceleração), deve ser atribuída.
É possível analisar a resposta da estrutura dinâmica usando o método de espectro de resposta (análise espectral) para o diagrama de aceleração atual. A aceleração pseudoespectral é a aceleração máxima de um único grau de liberdade devido a um determinado diagrama de aceleração.
em que
Tp – duração registrada de um terremoto, ω = 2π/T – pulsação para Tmin ≤ T ≤ Tmax, ξ – parâmetro de amortecimento (expresso como uma porcentagem do amortecimento crítico), F(t) – diagrama de aceleração específico.
Na Figura 1, considera-se que a função de análise de tempo F(t) é fornecida. Os problemas da sequência de Cauchy (2) para T = T1 < T2 < ... < Tnpontos serão integrados numericamente, em que
O espectro de resposta é apresentado na Figura 2.
Figura 1
Figura 2