Redução de valores próximos aos suportes

Para elementos de placa e casca suportados em pontos ou por suportes lineares (por meio dos tipos de suporte disponíveis, colunas ou paredes), os valores de momentos e tensões próximos aos pontos de suporte podem ser consideravelmente maiores do que nos pontos restantes da placa. Isso pode causar o cálculo de armadura incorreta nas proximidades de suportes e colunas. Para evitar isso, essas conexões podem ser modeladas por meio dos vínculos rígidos disponíveis ou aplicando a Redução de forças acima de colunas e paredes.

A redução de valores próximos aos suportes substitui os valores de resultado obtidos nas proximidades de suportes, colunas e paredes com o valor reduzido das proximidades destes suportes. Três etapas são diferenciadas nessa operação.

Definição de nós de suporte. Os valores são reduzidos somente perto dos suportados definidos como segue.

Nos nós onde os suportes em pontos e suportes de viga (sem cotas) são definidos, os valores não são reduzidos.

Se um nó for unido por vários suportes com diferentes valores de raios de redução, o maior dos raios calculados será adotado nos cálculos.

Quando o valor reduzido é calculado, ele substitui todos os valores desconsiderados nas proximidades de um determinado nó de suporte.

Nota: Essa opção deve ser usada com cuidado. Considere o mapa de momentos obtidos após a redução. A opção funcionará corretamente se as cotas da seção transversal da coluna (suporte) forem comparáveis às cotas da malha de elementos finitos planos. Se as cotas da coluna forem muito maiores do que as cotas da malha FE, será recomendável definir outros suportes sem cotas em torno do suporte com a cota ou definir vínculos rígidos.