Para elementos de placa e casca suportados em pontos ou por suportes lineares (por meio dos tipos de suporte disponíveis, colunas ou paredes), os valores de momentos e tensões próximos aos pontos de suporte podem ser consideravelmente maiores do que nos pontos restantes da placa. Isso pode causar o cálculo de armadura incorreta nas proximidades de suportes e colunas. Para evitar isso, essas conexões podem ser modeladas por meio dos vínculos rígidos disponíveis ou aplicando a Redução de forças acima de colunas e paredes.
A redução de valores próximos aos suportes substitui os valores de resultado obtidos nas proximidades de suportes, colunas e paredes com o valor reduzido das proximidades destes suportes. Três etapas são diferenciadas nessa operação.
Definição de nós de suporte. Os valores são reduzidos somente perto dos suportados definidos como segue.
- Um suporte de tipo de coluna (retangular ou redondo) com cotas diferentes de zero – Consulte parâmetros avançados dos suportes.
- Um suporte linear na aresta ou em uma polilinha. Esse suporte é definido como uma parede nos parâmetros avançados dos suportes.
- Os elementos da barra são conectados com elementos finitos. Isso ocorre somente quando a outra extremidade da barra não está conectada com o mesmo elemento finito como é o caso para uma viga de reforço. Para que um nó seja considerado como suportado, ele deve ser unido por pelo menos um elemento finito.
- Os elementos planos do painel horizontal se encontram com elementos planos do painel perpendicular adjacente (uma parede vertical na direção Z) em um painel horizontal (uma laje no plano XY).
Nos nós onde os suportes em pontos e suportes de viga (sem cotas) são definidos, os valores não são reduzidos.
- Definição de um raio de redução. Se a redução dos valores selecionados for executada em um determinado nó, deverá ser determinado quais valores devem ser desconsiderados. Os valores ignorados incluem os valores nesse nó e nos centros de elementos que se unem a esse nó. O software procura nós posicionados na distância menor do que o raio de redução; os valores nesses nós também são desconsiderados e substituídos pelo valor médio calculado. O raio de redução é determinado da maneira a seguir.
- Suportes definidos em um nó. O raio de redução é igual à metade do comprimento da diagonal de um suporte retangular ou a metade do diâmetro de um suporte redondo mais 0,2* (espessura máxima de um elemento adjacente ao nó de suporte).
- Colunas adjacentes a um nó. O raio de redução é igual à metade do comprimento da diagonal de um retângulo com cotas iguais à largura e altura da coluna mais 0,2* (espessura máxima de um elemento adjacente ao nó da coluna).
- Apoios lineares/paredes. O raio de redução é igual à metade da espessura da parede.
Se um nó for unido por vários suportes com diferentes valores de raios de redução, o maior dos raios calculados será adotado nos cálculos.
- Cálculo do valor reduzido – Quando o valor do raio de redução é calculado, os valores dos resultados nos nós posicionados na distância (do nó suportado) menor do que o valor do raio determinado e nos centros dos elementos finitos que os unem são desconsiderados. Esses valores são substituídos pelo valor reduzido dos resultados na aresta da região desconsiderada. Ao calcular esse valor, os parâmetros de média são levados em conta. Se um nó for unido por um elemento e pelo menos um dos nós desse elemento estiver dentro do círculo de redução, um valor desse elemento também será ignorado durante a média. O valor reduzido é calculado aplicando os princípios a seguir.
- Se os valores em todos os nós na aresta forem positivos, o valor máximo será adotado.
- Se os valores em todos os nós na aresta forem negativos, o valor mínimo será adotado.
- Se os valores na aresta mostrarem sinais diferentes, o valor médio será calculado e esse valor será assumido como o reduzido.
Quando o valor reduzido é calculado, ele substitui todos os valores desconsiderados nas proximidades de um determinado nó de suporte.
Nota: Essa opção deve ser usada com cuidado. Considere o mapa de momentos obtidos após a redução. A opção funcionará corretamente se as cotas da seção transversal da coluna (suporte) forem comparáveis às cotas da malha de elementos finitos planos. Se as cotas da coluna forem muito maiores do que as cotas da malha FE, será recomendável definir outros suportes sem cotas em torno do suporte com a cota ou definir vínculos rígidos.