Padrão de armadura – guia Armadura da aresta (parede de CA)

A guia Armadura da aresta permite definir os parâmetros da armadura da aresta.

Acesso

Selecione o layout Projeto de CA Armadura fornecida e, em seguida, crie um novo elemento de CA ou abra um existente.

Caixa de diálogo Elementos

Nota: A maneira de cálculo dessa armadura depende da norma de CA selecionada e de um método de cálculo.
Para paredes calculadas de acordo com o método BAEL – simplificado

Essa armadura é um resultado da geração de barras transversais que envolvem as barras verticais principais (barras de armadura vertical distribuída) na seguinte largura.

  • Em paredes sujeitas a uma carga normal (não sísmica), o CV da armadura próxima às arestas é gerado na zona oculta cuja largura é igual ao valor maior entre a espessura da parede e 20 cm.
  • Em paredes sujeitas a uma carga sísmica, na qual a armadura principal não é fornecida, o VC da armadura distribuída é gerado na zona oculta, cuja largura é igual ao maior valor entre a espessura da parede e 20 cm.
  • Em paredes sujeitas a uma carga sísmica, no qual a armadura distribuída principal é fornecida, a armadura transversal envolve as barras verticais existentes na largura d'.
  • Simultaneamente, as condições relacionadas ao diâmetro mínimo e ao espaçamento máximo da barra são verificadas quanto a barras posicionadas na zona de aresta próxima.
Para paredes calculadas de acordo com o método clássico (BAEL) e de acordo com a ACI

Essa armadura é calculada para compressão/dobra. No caso da ACI, a armadura vertical é distribuída na largura do elemento de limite definido no layout para a definição da geometria. A armadura transversal é gerada de acordo com os requisitos detalhados relacionados com as zonas de limite. Para a BAEL, a armadura vertical e horizontal é gerada na largura d' (para paredes não sísmicas, o valor d' é igual ao maior valor entre a espessura da parede e 20 cm).

Os seguintes parâmetros de barras de aresta podem ser definidos.

  • Para barras longitudinais, é possível determinar os espaçamentos da barra de limite (inativo para o método simplificado BAEL), um diâmetro de barra necessário, bem como ativar a opção Todas unidas. É possível definir um tipo de extremidades de barra acima da parede ao selecionar a opção relevante na caixa de diálogo Âncoras.
  • Para barras transversais, é possível selecionar uma disposição preferida da armadura transversal, bem como um diâmetro de barra necessário e um espaçamento preferido.
  • A cota d se refere à largura sobre a qual as barras transversais (ACI) ou as barras longitudinais e transversais (BAEL) são geradas. Simultaneamente, as condições da norma são levadas em conta (a maior das condições é adotada).

Além disso, o método clássico BAEL permite usar a opção Armadura simétrica. Essa opção é usada para gerar a armadura simétrica perto das arestas (para valores máximos de armadura e a largura de zonas ocultas).

A armadura das vigas de anel horizontais CH é fornecida somente em paredes calculadas de acordo com a norma BAEL francesa. Consiste em barras longitudinais (horizontais) e barras transversais que são cavilhas que conectam uma viga de anel com andares sucessivos. O diâmetro das barras longitudinais, bem como o diâmetro das barras transversais e seu espaçamento, podem ser definidos na guia Armadura de arestas. Os parâmetros padrão correspondem aos requisitos da armadura de construção mínima.

A opção Salvar como permite reutilizar um conjunto de parâmetros do padrão de armadura. Esse conjunto é salvo no diretório do usuário atual. É possível reutilizar esse conjunto para o outro elemento na caixa de diálogo Padrão de armadura ou atribuí-lo ao elemento selecionado (ou elementos selecionados do mesmo tipo) no Inspetor de componente CA.

A opção Excluir permite remover o conjunto selecionado dos parâmetros do padrão de armadura.