Calcular áreas em um projeto

Calcule as áreas definidas em seu projeto quando forem atribuídos os ambientes, as normas do projeto e os tipos de atribuição de ambientes.

  1. Clique na guia Quantificação Areabook Extensão do Areabook (Calcular áreas).
  2. Na caixa de diálogo Calcular áreas, especifique o tipo de cálculo. O padrão para cálculo é Padrão.
    • Clique em (Duplicar este tipo) para criar um novo tipo com parâmetros diferentes para uso futuro.
    • Clique em (Renomear o tipo) para alterar o nome do tipo de cálculo atualmente selecionado.
    • Clique em (Excluir o tipo) para excluir o tipo de cálculo atualmente selecionado.
  3. Em Seleção, clique em Seleção.
  4. Na caixa de diálogo Seleção de ambientes/grupos de ambientes, selecione os ambientes e os grupos de ambientes a serem considerados no cálculo.
  5. Selecione Seleção automática de novos ambientes para garantir que os novos ambientes criados após o cálculo da área são incluídos nos cálculos futuros.
  6. Clique em Seleção automática de novos ambientes para garantir que os novos ambientes definidos após o cálculo da área são incluídos nos cálculos futuros.
  7. Clique em OK para aceitar a seleção dos ambientes ou Cancelar para fechar a caixa de diálogo sem especificar ambientes ou grupos de ambientes.
  8. Defina os parâmetros de cálculo do tipo de projeto. A tabela abaixo deste procedimento define os parâmetros e os valores dessa caixa de diálogo.
  9. Clique em Calcular.

    Uma barra de progresso é exibida durante todo o processo de cálculo. Depois de concluído, as legendas dos identificadores de ambientes preencherão o desenho conforme definido na norma do projeto.

  10. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Calcular áreas e salve o tipo de cálculo atual. Clique em Cancelar para ignorar as alterações e fechar a caixa de diálogo Calcular áreas.
Parâmetros de cálculo da área
Nome Descrição
Norma
Norma Exibe a norma do projeto atual.
Seleção
Ambientes Exibe o número de ambientes selecionados considerados ao calcular a área.
Grupos Exibe o número de grupos de ambientes selecionados considerados ao calcular a área.
Seleção Abre a caixa de diálogo Seleção de ambientes/grupos de ambientes, na qual é possível selecionar os ambientes e os grupos de ambientes a serem considerados ao calcular a área.
Intervalo de cálculo
Detectar subáreas sob as escadas Inclui as subáreas sob as escadas de acordo com as definições das linhas de altura atuais.
Detectar subáreas sob os telhados Inclui as subáreas sob os telhados de acordo com as definições das linhas de altura atuais.
Detectar subáreas de nicho

Inclui os nichos que tocam o piso e afetam a área do piso, conforme os nichos são detectados:

  • Nichos de parede do piso ao forro (Nicho do elemento do Revit – Nicho de parede com elevação 0)
  • Janelas de piso ao forro (parapeito 0)
Calcular áreas do ambiente em Centro da parede, centro do núcleo da parede, camada do núcleo da parede ou acabamento da parede. Isso corresponde às opções de cálculo da área do ambiente do Revit.
Criar representação visual
Linhas de altura do telhado Exibe as linhas de altura do telhado no projeto. Um novo cálculo da área é necessário para visualizar essa alteração.
Dissecção de ambiente

Cria uma representação gráfica da dissecção da área para exibição para fins de evidência de transparência e matemática do cálculo da área. A legenda de cada área dissecada tem um identificador exclusivo e uma especificação de tamanho para comparar a avaliação da área calculada com o projeto. As dissecções não são exibidas por padrão para preservar os recursos do sistema.

A menos que sejam retangulares, os ambientes são dissecados automaticamente em subáreas. Essa é uma parte importante da avaliação da área e precisa ser apresentada a muitas autoridades de construção para aprovação.

Para ambientes não retangulares, a Areabook tenta dissecar todas as áreas em retângulos. Se isso for insuficiente devido à complexidade geométrica do ambiente, as áreas serão dissecadas em trapezoides, depois em triângulos e, se necessário, em círculos ou em segmentos de círculos.

Contornos das subáreas das escadas Exibe os contornos das subáreas das escadas calculadas no plano como linhas agrupadas. Os contornos não são exibidos por padrão para preservar os recursos do sistema.
Contornos das subáreas dos telhados Exibe os contornos das subáreas dos telhados calculadas no plano como linhas agrupadas. Os contornos não são exibidos por padrão para preservar os recursos do sistema.
Contornos das subáreas dos nichos Exibe os contornos das subáreas dos nichos calculadas no plano como linhas agrupadas. Os contornos não são exibidos por padrão para preservar os recursos do sistema.
Gerar dados do projeto
Gerar dados do projeto Ativa a Areabook para gerar as IDs da Areabook, necessárias ao exportar informações para as tabelas do Revit ou o Design Web Format. Quando selecionados, é possível gerar os dados dos ambientes, das subáreas, dos grupos de ambientes e das áreas do piso.
Ambiente Gera os dados dos ambientes para as tabelas do Revit e o Design Web Format.
Subárea Gera os dados das subáreas para as tabelas do Revit e o Design Web Format.
Grupo de ambientes Gera os dados dos grupos de ambientes para as tabelas do Revit e o Design Web Format.
Área do piso Gera os dados das áreas do piso para as tabelas do Revit e o Design Web Format.
Exportar
Formato de exportação Seleciona o formato no qual serão exportados os dados de cálculo das áreas. MS Excel, CSV ou Design Web Format (DWF/DWFx).
Tipo de exportação Selecione o tipo de área para exportação. LA (Área de ambiente), NRA (Área líquida do ambiente) ou GFA (Área bruta do piso)
Modelo de exportação (Somente o formato de exportação do Excel). Especifica o arquivo de modelo do Excel a ser usado ao exportar os dados do cálculo das áreas. Os arquivos de modelo visíveis dependem das normas do projeto.