Os nós analíticos são o bloco de construção fundamental do modelo analítico.
Não é possível criar nós analíticos diretamente, eles são criados ao modelar membros analíticos e painéis analíticos. Nos membros analíticos, eles são criados nas extremidades dos elementos; e nos painéis analíticos, eles são criados em cada canto.
Os nós analíticos se comportam como o elemento de conexão entre os elementos analíticos.
Os nós analíticos apresentam dois padrões de comportamento distintos:
- Os nós de extremidade são criados nas extremidades dos membros analíticos e nas extremidades das arestas do painel analítico. Esses nós são mesclados conforme conectam dois ou mais elementos analíticos.
- Os nós hospedados são obtidos quando um nó de extremidade se conecta a um membro ou painel em uma posição diferente de um nó de extremidade. Quando um nó é hospedado, ele é exibido ligeiramente menor do que um nó final. O nó hospedado é orientado com base em sua posição hospedada e não por níveis ou eixos.
Comportamento do nó analítico com níveis
É possível controlar a posição vertical de um nó analítico com base em seu nível associado.
Ao criar um nó analítico, ele é associado ao nível mais próximo. O nível e a distância de deslocamento são gravados pelos parâmetros Nível associado, na paleta Propriedades, em Restrições.
Quando a posição vertical do nó for alterada (por exemplo, ao arrastar o nó), o nível associado permanecerá o mesmo e o deslocamento será automaticamente atualizado com base na posição vertical do nó. Quando a posição do nível associado for alterada, a posição vertical do nó será ajustada em conformidade, mantendo o deslocamento.
Nota: O nó hospedado tem as informações de nível, mas está acinzentado e não pode ser editado. As informações de nível dos nós hospedados são controladas pelo membro analítico hospedeiro.
Comportamento do nó analítico com eixos
É possível controlar a posição dos nós analíticos com eixos.
Se o projeto tiver um sistema de eixos definido, o nó analítico exibirá a interseção de eixo mais próxima e a distância a ela (em ambas as direções se for uma interseção de eixo) na paleta Propriedades

Restrições

Marca de localização.
Se o nó analítico for colocado em um eixo e a caixa de seleção Move com eixos estiver marcada na paleta Propriedades, em Restrições, o nó analítico seguirá a posição do eixo.
Quando o nó analítico for criado em uma interseção entre mais de dois eixos, o parâmetro Marca de localização, nas propriedades do nó analítico, exibirá uma lista do menu suspenso contendo todos os casos de interseções de dois eixos.
Nota: É possível anexar um nó analítico a um eixo ou a uma interseção de eixo durante a criação ou modificação.
Comportamento do nó hospedado ao editar o painel analítico hospedeiro
Quando os nós são hospedados em um painel, superfície ou aresta, existem dois comportamentos ao ajustar a forma e a posição do painel hospedeiro:
- A forma do painel analítico hospedeiro é ajustada sem alterar seu plano de referência: durante o processo de edição, os nós hospedados serão desconectados. Após a edição, os nós hospedados serão reconectados.
- O plano de referência do painel analítico hospedeiro é alterado: os nós hospedados permanecerão hospedados durante o processo de edição. A posição será ajustada com base no painel hospedeiro.
Controlar nós analíticos
Ao selecionar um nó analítico, um widget é exibido. O widget é útil no posicionamento com base no sistema de coordenadas.
É possível arrastar o controle para mover o nó e pressionar a tecla de espaço para alternar o sistema de coordenadas de controle. É possível escolher entre o sistema de coordenadas local do nó, o sistema de coordenadas dos elementos conectados ou o sistema de coordenadas global do projeto.