As caixas de diálogo e as guias incluídas no Data Standard aceitam automaticamente doze idiomas diferentes.
As sequências de caracteres de texto desses idiomas são definidas em arquivos XML. Os arquivos estão localizados em:
C:\ProgramData\Autodesk\<versão do Vault>\Extensions\DataStandard\<pasta de localização>,
onde <código de idioma> é o nome da pasta do idioma (por exemplo, en-US, de-DE, it-IT).
Esses arquivos podem ser estendidos para aceitar idiomas diferentes em caixas de diálogo personalizadas do Data Standard.
Cliente do Vault
Por padrão, o idioma usado para as sequências de caracteres da interface do usuário do Data Standard e para as traduções de propriedades é o mesmo idioma do cliente do Vault instalado. No entanto, se desejar substituir esse idioma, você poderá modificar o arquivo DSLanguages.xml localizado em:
C:\ProgramData\Autodesk\<versão do Vault>\Extensions\DataStandard\Vault
Defina o arquivo DSLanguages.xml corretamente: altere o idioma do banco de dados manualmente para o idioma do servidor, por exemplo, pt-BR. Deixe a ID do código de idioma (Language Code ID=UI) em branco: isso permite que o cliente do Vault leia as legendas, as mensagens e os cabeçalhos da propriedade a partir da origem com base no pacote de idioma ativo (por exemplo, permite ler os valores de de-DE\UIString.xml).
<Language_Code ID="DB">en-US</Language_Code> <Language_Code ID="UI"></Language_Code>
Altere os valores de categoria – UIStrings.xml: os nomes de categoria localizados nas caixas combo Categorias do VDS não são exibidos quando o idioma do cliente é diferente do idioma do servidor. Portanto, é recomendável alterar os nomes de categoria do UIStrings.xml para os nomes de categoria que correspondem ao idioma do servidor do Vault. Veja a imagem abaixo:
CAD
No Inventor e no AutoCAD, o idioma é determinado automaticamente e não pode ser definido. O Data Standard tenta usar o mesmo idioma do aplicativo de CAD. Se o aplicativo de CAD usar um idioma não aceito pelo Data Standard, inglês será usado como alternativa.
O idioma do banco de dados do Vault não é relevante para os aplicativos de CAD, pois o Data Standard usa propriedades mapeadas (iProperties do Inventor, propriedades de DWG do AutoCAD e atributos de bloco).
Amostra: UIStrings.xml
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <UIStrings LanguageCode="en-US"> <!--Labels used in XAMLs--> <UIString ID="LBL1">Folder</UIString> <UIString ID="LBL2">Title</UIString> <UIString ID="LBL3">Description</UIString> ... </UIStrings>
O arquivo XML contém um elemento <UIStrings> com um atributo LanguageCode para especificar o idioma. O elemento <UIStrings> é uma coleção de elementos <UIString>. O atributo ID precisa ser exclusivo. Para suas próprias sequências de caracteres, a Autodesk recomenda que você use um prefixo (por exemplo, ID="MEUPREFIXO_LBL1"). O valor do elemento é a sequência de caracteres de texto.
Como usar sequências de caracteres da interface do usuário
As sequências de caracteres da interface do usuário podem ser usadas em diferentes componentes do Data Standard com as seguintes expressões:
Por exemplo, <Label Content="{Binding UISTring[LBL2]}"/>
O exemplo acima procura no UIStrings.xml (com base no idioma usado) um elemento <UIString> com a ID LBL2, retorna a sequência de caracteres de título e a exibe como uma legenda na caixa de diálogo.
Arquivo MenuDefinitions.xml: $UIString[<ID>]. O arquivo MNU foi substituído pelo arquivo MenuDefinitions.xml no VDS 2017.
Isso pode ser usado nas variáveis Description, Hint, Label e NavigationTypes da definição de itens de menu. Consulte MenuDefinitions.xml-File para obter mais informações.
No Vault Client Data Standard a legenda é obtida em $UIString[<ID>], que tem um mapeamento para o "Nome do sistema". Para conferir o nome do sistema de uma propriedade definida pelo usuário, adicione a coluna "Nome do sistema" à grade em Administração do Vault > Comportamentos > Propriedades > Criar/Editar propriedade.
No Data Standard para Inventor e AutoCAD, a legenda é obtida em $UIString[<ID>], que tem um mapeamento para uma iProperty (Inventor) personalizada, ou para uma Propriedade de arquivo personalizada (AutoCAD) ou um nome de atributo de bloco (AutoCAD). Uma designação localizada permite que a legenda seja substituída dinamicamente.
Exemplo de UIString:
<!--In case of Vault, use system name of the property which is usually a GUID. --> <UIString ID ="7b6a617f-bf95-426f-a2fl-b4d0e9eec0a3">Zeichnungs-Titel</UIString>
Resultado na Grade de categorias dinâmicas para en-US no caso de um cliente iniciado em de-DE:
Amostra: PropertyTranslations.xml
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <PropertyTranslations LanguageCode="en-US"> <PropertyTranslation Name="NAME">Name</PropertyTranslation> <PropertyTranslation Name="TITLE">Title</PropertyTranslation> <PropertyTranslation Name="DESCRIPTION">Description</PropertyTranslation> ... </PropertyTranslations>
O arquivo XML contém um elemento <PropertyTranslations> com um atributo LanguageCode para especificar o idioma. O elemento <PropertyTranslations> é uma coleção de elementos <PropertyTranslation>. O atributo Name precisa ser exclusivo. O valor do elemento é o nome de exibição da propriedade do Vault.
Como usar traduções de propriedades
Nos arquivos do PowerShell e XAML, as propriedades do Vault podem ser acessadas por expressões Prop[<nome da propriedade>]. Em vez de usar um nome de propriedade fixo, use a sintaxe a seguir:
Por exemplo: <TextBox Text="{Binding Prop[_XLTN_DESCRIPTION].Value}"/>
No exemplo acima, prefix_XLTN_ procura em PropertyTranslations.xml um elemento <PropertyTranslation> com o nome DESCRIPTION e substitui a expressão completa _XLTN_DESCRIPTION pelo valor Description. Em seguida, o conteúdo da caixa de texto é vinculado à propriedade Descrição do Vault.