O painel de Opções da caixa de diálogo Configurações de referência e grade permite definir opções relacionadas à configuração de referência.
O efeito de rotação e escala com snaps depende de a opção de Chave automática estar ativada ou desativada:
Para definir opções de referência:
Isso abre a caixa de diálogo Configurações de referência e grade.
Exemplo: para usar a visualização de referência:
A configuração Raio de visualização de referência permite obter uma visualização de uma referência antes dela realmente acontecer. A configuração de Raio de referência determina quando a referência ocorre de fato, fornecendo a mesma funcionalidade da Resistência de referência em versões anteriores.
Esse procedimento também demonstra como navegar através de pontos de referência/visualização disponíveis no atalho do teclado.
Para maximizar a viewport de Perspectiva, certifique-se de que ela esteja ativa (borda realçada) e pressione Alt+W.
A Referência e visualização da referência são medidas em pixels, portanto, se os pontos da grade estiverem relativamente distantes, será fácil ver a diferença entre a referência e a visualização da referência.
A configuração padrão de referências é de Pontos de grade somente; se não for o caso, faça isso. Um ponto de grade é a interseção de duas linhas de grade.
No grupo Geral, o Raio de visualização da referência é definido em 30 pixels e o Raio da referência é definido em 20 pixels. Você pode deixar essa caixa de diálogo aberta enquanto utilizar referências.
Agora você está no modo de criação de linha.
Ao fazer isso, uma linha de banda elástica conectará o cursor do mouse ao ponto de início.
Isso mostra a visualização da referência; você verá sua função na próxima etapa.
O segundo vértice de linha é criado não onde você clicou, mas no ponto de grade indicado por uma visualização da referência. A visualização da referência permite ver onde uma referência irá ocorrer antes de realmente acontecer.
Na distância do Raio de visualização da referência (30 pixels), o cursor da referência aparece no ponto de grade.
Após mover 10 pixels mais próximo (a diferença entre o raio de visualização da referência e o raio da referência), os pontos finais da linha pularão do cursor do mouse para o ponto de grade. Essa é a funcionalidade da referência herdada.
Fornece as configurações que afetam a exibição dos pontos de referência.
A funcionalidade da referência inclui diversos recursos que melhoram a facilidade de uso. Quando se usa a opção Snap, se o cursor estiver a uma distância de um ponto de snap potencial inferior à distância do Raio de visualização de snap, mas superior à distância do Raio de snap, o cursor de snap pulará para esse ponto como uma visualização de onde a referência ocorrerá, embora não ocorra nenhum snap nesse momento.
Para utilizar o ponto de visualização como ponto de referência, clique e solte o botão do mouse, dependendo do contexto. Se, ao invés disso, você continuar movendo o cursor em direção ao ponto de referência potencial para que ele fique em uma distância igual ou menor do que o valor de raio da referência, a referência ocorrerá.
Quando um ponto de visualização de referência é realçado, solte ou clique com o mouse (dependendo do contexto) para efetuar a referência da seleção atual nessa localização. Alternativamente, antes de usar o ponto de referência exibido, você pode usar qualquer outra visualização disponível e efetuar snap de pontos mantendo pressionadas as teclas Alt + Shift e pressionando S repetidamente.
Define o tamanho da área em torno do cursor, em pixels, na qual a referência ocorre automaticamente. Padrão = 20.
Define o incremento no qual os objetos são rotacionados em torno de um eixo específico (graus) quando a referência de ângulo estiver ativa. A referência de ângulo também afeta os seguintes itens:
Para obter mais informações, consulte Snap de ângulo.
Define a porcentagem de incremento para dimensionar transformações quando a Referência de percentual estiver ativa.
Para obter mais informações, consulte Snap de porcentagem.
Quando ativado, a referência para objetos congelados é habilitada. Padrão = desativado. Esta opção também está disponível no Menu de atalho Snaps, acessado mantendo-se pressionada a tecla Shift e clicando-se com o botão direito do mouse em qualquer viewport, e também pela barra de ferramentas Snaps.
Quando essa opção estiver ativada e você mover um objeto usando uma restrição de eixo via Mover gizmo ou barra de ferramentas Restrições de eixo, isso restringirá o objeto selecionado para que se mova somente ao longo do eixo ou plano especificado. Quando desativada, as restrições são ignoradas e os objetos referenciados podem ser convertidos em qualquer dimensão (assumindo que a referência 3D é usada).
Também, quando Ativar restrições de eixo estiver ativada, um círculo aparecerá na interseção da opção Mover eixos de meta-alça (isto é, o ponto de giro). Se, em vez de arrastar o gizmo, você arrastar esse círculo, o Snap desativará temporariamente a opção Ativar restrições de eixo, as restrições serão ignoradas e o objeto se moverá no espaço da Tela. Como um indicador visual, todos os eixos e elementos do plano de meta-alça ficarão amarelos enquanto este modo estiver ativo. Assim que você soltar o botão do mouse, a opção Ativar restrições de eixo ficará ativa novamente.
Se arrastar o ícone do círculo para Mover meta-alça temporariamente, a opção Ativar restrições de eixo será desativada, permitindo um movimento livre.
Os botões da barra de ferramentas Restrições de eixo são atualizados de forma interativa, dependendo de qual parte da meta-alça ou geometria estiver sendo usada para mover o objeto.
Esta opção também está disponível no Menu de atalho Snaps, acessado mantendo-se pressionada a tecla Shift e clicando-se com o botão direito do mouse em qualquer viewport, e também pela barra de ferramentas Snaps.
Quando ativada e ao mover uma seleção, uma linha de banda elástica aparecerá entre o local original e a posição do mouse. Utilize esta ajuda visual para obter maior precisão ao ajustar o seu modelo. Padrão = ativado.