Mapa de gradiente

Aplica um gradiente de cores em um material usando duas ou três cores.

Os gradientes são utilizados para mesclar as cores entre si. Especifique as cores que desejar e os valores intermediários serão interpolados automaticamente

Os mapas de gradiente usados para os faróis e o plano de fundo da cena

Dica: É possível trocar cores arrastando uma amostra de cor sobre outra e clicando em Trocar na caixa de diálogo Copiar ou Trocar cores. Para inverter a direção geral do gradiente, troque a primeira e a terceira cor.

Material mapeado com gradiente com quadros (esquerda) e com ruído (direita)

Procedimentos

Para alterar a cor de gradiente:

  1. Na implementação Parâmetros de gradiente, clique em uma amostra de cor para exibir o Seletor de cores.
  2. Ajustar a cor.
  3. Clique em uma das outras amostras de cores.
  4. Ajustar a cor.

Para selecionar o tipo de gradiente:

Para usar um mapa de uma cor no gradiente:

Para ajustar a posição da segunda cor:

Interface

Cor n° 1-3

Define as três cores nas quais o gradiente insere outras. Exibe o Seletor de cores. É possível arrastar e soltar as cores de uma amostra para outra.

Mapas

Exibe um Mapa em vez da cor. Os mapas são mesclados em gradiente, da mesma forma que as cores do gradiente são mescladas. É possível adicionar gradientes procedurais aninhados em cada janela para criar 5-, 7-, 9- ou mais gradientes de cor.

As caixas de verificação ativam ou desativam os mapas associados.

Posição da cor 2

Controla o ponto central da cor do meio. A posição varia de 0 a 1. Quando é 0, a cor 2 Substitui a cor 3. Quando é 1, a cor 2 substitui a cor 1.

Tipo de gradiente
  • Linear Insere a cor com base na posição vertical (coordenada V).
  • Radial Insere a cor com base na distância do centro do mapa (o centro é: U=0,5, V=0,5).

Com essa opção, é possível rotacionar o gradiente utilizando os parâmetros de Ângulo na implementação Coordenadas. Os Ângulos de UVW são animados.

Grupo de ruído

Valor
Quando for diferente de zero (intervalos de 0 a 1), aplica-se um efeito de ruído. Isso atrapalha o parâmetro de interpolação da cor usando uma função de ruído 3D com base em U, V e Fase. Por exemplo, um determinado pixel está na metade do percurso entre a primeira e a segunda cor (o parâmetro de interpolação é 0,5). Se o ruído for adicionado, o parâmetro de interpolação será alterado por uma quantidade, de forma que possa ficar menor ou maior que 0,5.
  • Regular Gera um ruído simples. É o mesmo que um ruído fractal com definição de Níveis em 1. Quando o tipo de ruído estiver definido como Regular, o girador de Níveis será desativado (já que Regular não é uma função fractal).
  • Fractal Gera ruído usando um algoritmo fracionário. A opção Níveis define o número de iterações para o ruído fractal.
  • Turbulência Gera um ruído fracionário com uma função de valor absoluto aplicada nele para criar linhas de falha. A quantidade de ruído precisa ser maior que 0 para ver quaisquer efeitos de turbulência.
Tamanho
Dimensiona a função de ruído. Valores menores fornecem menores amostras de ruído.
Phase
Controla a velocidade da animação da função de ruído. Uma função de ruído 3D é usada para o ruído. Os dois primeiros parâmetros são U e V e o terceiro é a fase.
Níveis
Define o número de iterações fractais ou turbulência (como uma função contínua).

Noise Threshold grupo

Quando o valor do ruído for acima do limite Baixo e abaixo do limite Alto, o intervalo dinâmico será estendido para preencher 0-1. Isso produz uma descontinuidade menor na transição do limite e, portanto, causa menor serrilhado potencial.

Baixo
Define o limite inferior.
Alto
Define o limite superior.
Suave
Ajuda a fazer uma transição mais suave entre o valor de limite para o valor do ruído. Quando suave é 0, nenhuma suavização é aplicada. Quando é 1, a quantidade máxima de suavização é aplicada.