Teias Fotométricas

A teia fotométrica é uma representação 3D da distribuição da intensidade da luz de uma fonte de luz. Esta informação de distribuição de luz direcional é armazenada em um arquivo de dados fotométricos no formato IES usando o formato de arquivo padrão IES LM-63-1991, ou nos formatos de dados fotométricos LTLI ou CIBSE. Você pode carregar arquivos de dados fotométricos fornecidos por diversos fabricantes como parâmetros da Web. Em viewports, o objeto de luz altera para a forma da teia fotométrica que você escolher.

Para descrever a distribuição direcional da luz emitida por uma fonte, o 3ds Max aproxima a fonte por uma luz puntiforme em seu centro fotométrico. Com esta aproximação, a distribuição é caracterizada como uma função somente da direção de saída. A intensidade luminosa da fonte para um conjunto pré-determinado de ângulos horizontais e verticais é fornecida, e o 3ds Max calcula a intensidade luminosa ao longo de uma direção arbitrária por interpolação.

Diagramas Web

Os dados fotométricos são, com frequência, indicados usando um diagrama. Diagramas que mostram a rotação em torno de um eixo são conhecidos como Goniométricos.

Diagrama goniométrico de uma distribuição da teia

Este tipo de diagrama representa visualmente como a intensidade luminosa de uma fonte varia com o ângulo vertical. No entanto, o ângulo horizontal é fixo e, a não ser que a distribuição esteja simétrica no eixo, mais de um diagrama goniométrico pode ser necessário para descrever a distribuição completa.

Na interface de usuário do 3ds Max, os arquivos de teia são exibidos como diagramas de miniatura.

Miniaturas de arquivos de rede fotométrica

O contorno vermelho vivo mostra a viga. Para algumas teias, um contorno vermelho mais escuro exibe o campo (menos brilhante).

Teia Fotométrica

A teia fotométrica é uma representação tridimensional da distribuição da luz. Ela estende o diagrama goniométrico para três dimensões, para que as dependências da intensidade luminosa nos ângulos vertical e horizontal possam ser simultaneamente examinados. O centro da teia fotométrica representa o centro do objeto de luz.

A intensidade da luminosidade em qualquer direção determinada é proporcional à distância entre esta teia e o centro fotométrico, medido ao longo de uma linha, deixando o centro na direção especificada.

Exemplo 1: distribuição uniforme esférica

Exemplo da distribuição uniforme esférica

Uma esfera centrada em torno da origem é a representação da distribuição uniforme esférica, também conhecida como distribuição isotrópica. Todos os pontos no diagrama são equidistantes do centro. Portanto, a luz é emitida igualmente em todas as direções.

Exemplo 2: distribuição elipsoidal

Exemplo da distribuição elipsoidal

Neste exemplo, os pontos na direção Z negativa tem a mesma distância da origem, como os pontos correspondentes na direção Z positiva, para que a mesma quantidade de luz brilhe para cima e para baixo. Nenhum ponto tem um componente X ou Y muito grande, seja positivo ou negativo, para que menos luz seja projetada lateralmente em relação a fonte de luz.