O formato de arquivo DirectDraw ® Surface (DDS) é utilizado para armazenar texturas e mapas de ambiente cúbico, com e sem níveis de mapeamento de mip Esse formato pode armazenar formatos de pixel descompactados e compactados e é o formato de arquivo preferido para armazenamento de dados compactados DXTn. A Microsoft ® é o desenvolvedor desse formato de arquivo.
É possível utilizar arquivos DDS como mapas de textura.
Com o Direct3D 9, você pode renderizar para o formato DDS. (Com DX8 ou DX9, os arquivos DDS podem ser renderizados com o sombreador Metal Bump, também). Caso seu sistema não suporte o DX9, é possível utilizar arquivos DDS como texturas, mas não é possível renderizá-las.
Quando o DDS é escolhido como formato de saída, clicar em Renderizar ou Configurar na caixa de diálogo Arquivo de saída de renderização exibe a caixa de diálogo Configuração de DDS.

O DDS suporta uma variedade de formatos de saída, que variam no número de pixels alocados para os canais vermelho, verde e azul (RGB), ao canal alfa opcional (transparência) e a possíveis bits não utilizados. Há também um conjunto de formatos compactados.
Mapas mip são um conjunto de bitmaps com menos detalhes. O primeiro tem a metade do tamanho da imagem original, o próximo tem a metade do tamanho desse e assim por diante, até um único pixel. (Você pode imaginá-los como uma organização em pirâmide). Eles são utilizados para otimizar o tempo de exibição e reduzir o serrilhado quando a textura deve ser exibida em tamanho inferior ao total. Por exemplo, se sua imagem DDS original for de 512 x 512 pixels, mas a área na qual ela deve ser exibida somente tiver apenas 100 pixels quadrados, o dispositivo de exibição irá fazer uma interpolação entre os mapas mip de 128 x 128 e 64 x 64.