Modificador de otimização

O Modificador de otimização permite reduzir o número de faces e vértices em um objeto. Isso simplifica a geometria e acelera a renderização, enquanto mantém uma imagem aceitável. Uma leitura Antes/depois fornece o feedback exato sobre a redução a cada alteração realizada.

A Otimização simplifica um modelo suave com um alto número de faces sem alterar muito a aparência do modelo.

Dica: Como a Otimização toma decisões com base nos ângulos entre as faces, às vezes é melhor aplicá-la a subobjetos de face selecionados em vez de a um objeto inteiro. Evite aplicar a Otimização em áreas onde deseja conservar os detalhes geométricos.

Aplicando a otimização

Ao aplicar a Otimização pela primeira vez, as alterações poderão não aparecer nas viewports. Ajuste a configuração Limite de face para obter a melhor otimização. No grupo Último status de otimização, é possível ver como os objetos ou as faces foram otimizados. Observe esses valores ao ajustar os parâmetros de Otimização, até obter os melhores resultados possíveis.

Configurando o nível de detalhe

A otimização permite manter dois níveis de detalhe de otimização. É possível definir um nível de otimização mais baixo, com menos faces, para acelerar o trabalho na viewport e um nível de saída mais alto para a saída final na renderização. No entanto, é possível renderizar em qualquer nível. Também é possível alternar para o nível mais alto em uma viewport para obter uma ideia de como a imagem renderizada ficará.

Procedimentos

Para otimizar manualmente:

  1. Defina duas viewports: uma de estrutura de arame e uma de sombreado suave.
  2. Selecione um objeto e aplique o Modificador de otimização.

    A implementação Parâmetros desse modificador aparece.

  3. Desative a atualização manual e, em seguida, ajuste o valor de Limite de face. Observe o resultado nas viewports.

    Também é possível escolher visualizar os resultados da operação de Otimização manualmente, deixando a caixa de seleção Atualização manual ativada e clicando no botão Atualizar sempre que desejar visualizar um resultado.

  4. Na implementação Parâmetros Grupo Último status de otimização, observe a contagem Antes/depois dos vértices e das faces.
  5. No grupo Otimizar, varie os parâmetros para continuar a redução da geometria.

    Compare o resultado nas duas viewports com relação à contagem Antes/depois.

Para definir o nível de detalhe:

  1. Na implementação Parâmetros Grupo Nível de detalhes, escolha Viewports L1.
  2. Ajuste os parâmetros no grupos Otimizar e Preservar.

    O Nível de otimização L1 é definido para a viewport e o agente de renderização.

  3. Repita as etapas 1 e 2 para viewports L2, ajustando os parâmetros para um tipo diferente de otimização.

Para usar o nível de detalhe:

Os seguintes parâmetros são armazenados para cada nível: Limite de face, Borda de limite, Desvio, Comprimento da borda máximo, Limites de material, Limites suaves.

Interface

Grupo Nível de detalhes

Agente de renderização L1, L2
Defina o nível de exibição para o agente de renderização de linha de digitalização padrão. Use as viewports L1 e L2 para alterar o nível de otimização armazenado. Padrão = L1.
Viewports L1, L2
Defina o nível de otimização para a viewport e o agente de renderização. Também alterna o nível de exibição para a viewport. Padrão = L1.

Otimizar grupo

Ajusta o grau de otimização.

Limite de face
Define o ângulo de limite usado para determinar quais faces são recolhidas. Valores baixos produzem menos otimização, mas uma maior aproximação da forma original. Valores mais altos aumentam a otimização, mas são mais propensos a resultar em faces com renderização ruim (Consulte inclinação). Padrão=4,0.
Limite de borda
Define um ângulo de limite diferente para as bordas abertas (aquelas que delimitam uma única face). Um valor baixo preserva as bordas abertas. Ao mesmo tempo, é possível aplicar um limite de face alto para obter uma boa otimização. Padrão=1,0.
Inclinação
Ajuda a eliminar os triângulos muito estreitos ou degenerados que ocorrem durante a otimização, que podem causar artefatos de renderização. Valores maiores impedem que os triângulos fiquem degenerados. O valor padrão de 0.1 é suficiente para eliminar os triângulos mais estreitos. Intervalo = 0.0 a 1.0 (o valor 0 desativa o Desvio).
Comp[rimento] de borda máximo
Especifica o comprimento máximo, além do qual uma borda não pode ser esticada quando otimizada. Quando o Comprimento máximo da borda é 0, não tem efeito. Um valor maior que 0 especifica o comprimento máximo das bordas. Padrão=0,0.

Junto com o Desvio, este controle ajuda a evitar a criação de faces estreitas e longas ao otimizar.

Borda automática
Ativa e desativa as bordas após a otimização. Ativa as bordas abertas. Desativa as bordas entre as faces cuja normais estejam dentro do limite de face. Essas bordas além do limite não são ativadas. Padrão=desativado.

Grupo Preservar

Mantém a separação clara no nível da face entre os limites de material e suave.

Limites de material
Impede que a face seja recolhida entre os limites de material. Padrão=desativado.
Limites suaves
Otimiza um objeto e mantém sua suavidade. Quando ativado, permite que somente as faces que compartilhem ao menos um grupo de suavização sejam recolhidas. Padrão=desativado.

Atualizar grupo

Atualizar
Atualiza as viewports com as configurações de otimização atuais. Disponível somente quando a Atualização manual está ativada.
Atualização manual
Ativa o botão Atualizar. Quando desativada, a Otimização funciona da maneira padrão, atualizando a exibição da viewport de forma dinâmica.
Nota: Ao usar a Atualização manual, se você efetuar quaisquer alterações que causem a reavaliação da pilha, a otimização existente desaparecerá. Clique no botão Atualizar novamente para restaurá-la.

O Agente de renderização ignora a exibição de otimização na viewport, usando a configurações de Otimizar, independentemente do estado de Atualização manual.

Grupo Último status de otimização

Exibe os resultados numéricos de otimização com contagens antes e depois exatas para vértices e faces.