Nesta lição, você irá criar a geometria básica do modelo e, em seguida, criar uma matriz de objetos que será utilizado em uma operação de subtração booleana para criar um conjunto de pisos na seção central do edifício.
Configurar a lição:
Como alternativa, é possível continuar trabalhando na sua cena concluída no tutorial “Modelagem de construções usando modificadores”.
Crie os pisos do edifício:
(Selecionar e mover) para selecionar os três objetos que compõem o modelo de arquitetura e mova-os para a direita no objeto de Terreno.
Não se preocupe com arrastar a caixa para uma combinação exata, a profundidade, a largura ou a altura. Esses valores são definidos na próxima etapa.

painel Modificar
implementação Estender, defina os parâmetros da caixa, como segue:
Assegure-se de que os campos Segs de comprimento, Segs de largura e Segs de altura sejam todos definidos como 1 (padrão).

Definido o perímetro da torre de modelo, você está pronto para definir os pisos na parte intermediária da estrutura.
aplique zoom no topo do objeto Box001 (o objeto torre recém-criado).
painel Criar, ative
(Geometria) e arraste uma segunda caixa para que fique maior, em três lados, do que o objeto Box001, como mostra a ilustração.
A altura do objeto de caixa não é importante.

Este objeto, Box002, será usado para definir os pisos da torre. Agora, alinhe sua direita com o lado direito do objeto torre.
(Alinhar) e no objeto Box001.
Alinhar posição, ative Posição X e desative Posição Y e Posição Z, de modo que somente o posicionamento da esquerda para a direita dos dois objetos seja definido para o alinhamento.

mover o lado alinhado de Box002 para a esquerda em seis metros. Para isso, alterne primeiro a exibição de coordenadas de valores absolutos para valores locais. Valores absolutos exibir a cena no espaço mundial, um sistema de coordenadas universais para todos os objetos na cena. O espaço do mundo é constante e imóvel. Valores locais utilize o sistema de coordenadas do objeto selecionado.
Na barra de status, clique em
(Digitação de transformação de modo absoluto) para alternar a exibição entre Transformação de modo absoluto e Transformação de modo de deslocamento.
No modo de deslocamento, os valores de coordenadas XYZ Redefinir para valores locais. Inicialmente, cada um é igual a 0.

painel Modificar
implementação Parâmetros, defina a altura da caixa como 3.0 m, a altura padrão para um piso típico de construção.
Agora, você criará uma matriz de caixas que utilizará posteriormente em uma operação booliana para criar todos os pisos acima do atual.
Matriz.
grupo Visualização, ative o botão Visualização antes de ajustar os parâmetros de matriz. Dessa forma, é possível ver uma visualização da matriz na viewport.
grupo Cotas de matriz, digite 16 no campo Contagem de IDs.

Isto cria uma matriz de 16 objetos a serem distribuídos em uma cota. Você quer criar a matriz verticalmente.
coluna Incremental, acesse a linha Mover, localize o girador do eixo Z e digite 6.0.
Será inserida uma distância de seis metros no espaço Z entre cada objeto na matriz. Isto corresponde ao diferencial de altura que você deseja estabelecer entre os pisos no edifício.




Salve o trabalho: