Controla diversas das configurações no arquivo de configuração da plotadora (PC3).
GERPLOTADORA (comando) Pesquisa:
Clique no ícone de qualquer um dos nós para visualizar e alterar suas configurações.
Ao alterar uma configuração, as alterações serão exibidas entre sinais de menor e maior (< >) ao lado do nome da configuração. Uma marca de seleção é também exibida sobre o ícone do nó com um valor alterado.
As seguintes opções são exibidas.
Especifica a fonte, o tamanho, o tipo e o destino do papel. As configurações disponíveis dependem dos recursos suportados pela plotadora configurada. Em impressoras do sistema Windows, você deve definir as configurações de mídias por meio do nó Custom Properties.
Especifica a origem e o tamanho do papel.
Exibe uma lista dos tipos de mídia suportados pela configuração da plotadora.
Determina impressão nas duas faces e o tipo de margens. As opções de margem só estão disponíveis em plotadoras compatíveis com impressão duplex.
Exibe uma lista de destinos de mídias disponíveis para a plotadora configurada, como colagem, recorte e grampo. Estas opções só estão disponíveis em plotadoras que suportam esta função.
Controla as canetas específicas da plotadora de caneta. O painel inferior da guia Device and Document Settings exibe uma tabela usada para descrever a cor, a largura e a velocidade de cada plotadora de caneta.
Especifica as configurações para plotadoras de caneta.
Para plotar seu desenho corretamente com uma plotadora de caneta, você deve fornecer informações sobre as canetas de sua plotadora. Para cada caneta da plotadora, especifique uma cor e uma largura. Para otimizar o desempenho da caneta, é possível especificar uma velocidade.
Especifica as configurações para a impressão de gráficos vetoriais, gráficos raster e textos TrueType. Dependendo dos recursos da plotadora, é possível modificar a profundidade, a resolução e o pontilhamento da cor. É possível selecionar saída colorida ou monocromática para desenhos de vetores. Ao imprimir imagens raster em uma impressora com memória limitada, você poderá aprimorar o desempenho efetuando algumas alterações na qualidade da saída impressa. Caso use uma plotadora não pertencente ao sistema que suporta quantidades variáveis de RAM instalada, você poderá fornecer essas informações para melhorar o desempenho.
Informa ao programa a quantidade total de memória (RAM) instalada em uma plotadora não pertencente ao sistema. Essa opção só está disponível para impressoras não pertencentes ao sistema Windows e que aceitem memória opcional. Caso a plotadora possua memória extra, especifique a quantidade total de memória.
Fornece opções para especificação de profundidade de cor, resolução e pontilhamento de saída de vetores. Algumas das opções de gráficos vetoriais estão intimamente inter-relacionadas; alterar uma opção poderá afetar outras opções disponíveis.
Especifica a ligação entre a velocidade de impressão e a qualidade de saída na plotagem de objetos raster em dispositivos raster. Quanto menor a qualidade da imagem, maior a velocidade de saída. Se os recursos de seu sistema forem limitados, diminuir a qualidade da imagem reduzirá a possibilidade de esgotamento da memória durante a impressão.
Em impressoras do sistema Windows, especifica se o texto TrueType deve ser plotado como imagem gráfica ou como texto.
Plotar como gráfico garante que o texto seja impresso conforme é exibido, em detrimento da velocidade de impressão e do uso da memória. Plotar como texto TrueType torna a impressão mais rápida e ocupa menos memória; a plotadora pode usar uma fonte diferente para impressão.
Em plotadoras raster, controla a aparência de linhas que se cruzam. O controle de mesclagem não será efetivo se a plotadora estiver configurada para plotar tudo como preto ou se estiver usando linguagem PostScript.
Modifica as propriedades específicas de dispositivos para a configuração da plotadora. As configurações para cada plotadora variam. Se o fabricante da plotadora não incluiu uma caixa de diálogo Propriedades personalizadas para o driver do dispositivo, a opção Propriedades personalizadas não estará disponível.
Em alguns drivers, como ePlot, esta é a única vista em árvore exibida. Para impressoras do sistema Windows, a maioria das configurações específicas de dispositivo são feitas nesta caixa de diálogo. Para obter mais informações sobre as configurações das propriedades personalizadas do seu dispositivo, escolha Ajuda na caixa de diálogo Propriedades personalizadas.
Define sequências de caracteres de plotadora de texto ASCII de pré-inicialização, pós-inicialização e encerramento, que enviam comandos para um dispositivo de plotagem antes e depois de o programa inicializar o dispositivos e depois de concluída a plotagem.
Se estiver plotando para uma plotadora não suportada em modo de emulação, você poderá especificar sequências de caracteres de inicialização de texto ASCII para preparar a plotadora para impressão e restaurar o estado original da plotadora. Você também pode usar sequências de caracteres de inicialização para ativar ou desativar um recurso de dispositivo de plotagem que não seja suportado pelo programa.
A sequência de texto é enviada literalmente, exceto por uma barra invertida (\). Use uma barra invertida seguida de um número de três dígitos (extraídos da tabela ASCII), por exemplo 027, para especificar caracteres binários (não imprimíveis), como o caractere de escape. 027 é interpretado e enviado como um caractere único cujo valor é 27. O número 27 é o caractere de escape. Por exemplo, 27%-12345X PJL ENTER LANGUAGE = PostScript10 envia um comando HP PJL para uma impressora laser de linguagem dupla antes de ser inicializada e alterna a impressora para o modo PostScript. O 027 envia um caractere de escape e o 010 envia um caractere de alimentação de linha. O restante da sequência de texto é enviado literalmente. É melhor usar três dígitos decimais para caracteres binários, de modo que será preciso adicionar zeros à esquerda, conforme o necessário.
Sequências de caracteres de inicialização só devem ser usadas por usuários avançados.
Força a plotadora a emular outra plotadora enviando uma sequência de texto de pré-inicialização para essa plotadora antes de sua inicialização.
Use uma barra invertida seguida de um número de três dígitos (extraídos da tabela ASCII), por exemplo 027, para especificar caracteres binários (não imprimíveis), como o caractere de escape.
Define uma opção específica do dispositivo que não é suportada em nenhum outro local do programa. Especifica uma sequência de texto de pós-inicialização que será enviada para a plotadora depois de sua inicialização.
Use uma barra invertida seguida de um número de três dígitos (extraídos da tabela ASCII), por exemplo 027, para especificar caracteres binários (não imprimíveis), como o caractere de escape.
Restaura a impressora para o seu estado original após a plotagem. Especifica uma sequência de texto ASCII de finalização que será enviada para a plotadora após a conclusão da plotagem.
Use uma barra invertida seguida de um número de três dígitos (extraídos da tabela ASCII), por exemplo 027, para especificar caracteres binários (não imprimíveis), como o caractere de escape.
Anexa um arquivo PMP ao arquivo PC3, calibra a plotadora e adiciona, exclui, revisa ou filtra tamanhos de papel personalizados. Também é possível modificar tamanhos de papel padrão. Este ponto acessa os assistentes Calibragem de plotadora e Custom Paper Size. Se a plotadora que você estiver usando tiver sido calibrada, um arquivo de parâmetro de modelo de plotadora (PMP, Parâmetros do modelo de plotagem) irá conter as informações de calibragem. Se o arquivo PMP ainda não estiver anexado ao arquivo PC3 que estiver editando, você deverá criar essa associação para poder usar o arquivo PMP. Se a plotadora foi calibrada com o Assistente para adicionar plotadora durante a criação do arquivo PC3, o arquivo PMP já estará anexado. Use a opção Nome do arquivo PMP em Tamanhos de papel e calibração definidos pelo usuário para anexar um arquivo PMP ao arquivo PC3 que está sendo editado para separar esse arquivo.
Cria um tamanho de papel personalizado ou altera a área imprimível de um tamanho de papel padrão ou não padrão.
Com o assistente Custom Paper Size, é possível criar um novo tamanho de papel ou selecionar de uma lista (um arquivo PMP) com os tamanhos de papel disponíveis, caso a plotadora não seja uma impressora do sistema Windows. Se a plotadora for uma impressora do sistema Windows, use Propriedades personalizadas.
Cada plotadora apresenta uma área máxima imprimível determinada de acordo com o ponto em que ela prende o papel e a distância que a caneta pode alcançar. Caso você esteja criando um tamanho de papel maior do que aqueles fornecidos no Editor de configuração de plotadora, verifique se a plotadora será capaz de plotar nas novas dimensões.
Ajusta a área imprimível para tamanhos de papel padrão para que ela corresponda aos recursos da impressora. Não é possível criar tamanhos de papel personalizados em impressoras do sistema Windows usando o Editor de configuração de plotadora.
Filtra a lista de tamanhos de papel exibidos para o dispositivo de plotagem selecionado nas caixas de diálogo Plotar e Configuração da página. A lista de tamanhos de papel é exibida na guia Configurações de plotagem da caixa de diálogo Plotar e na guia Layout Settings da caixa de diálogo Configuração da página.
Selecione os tamanhos de papel que você deseja exibir para esse dispositivo.
Inicia o assistente Calibragem de plotadora. Caso seja necessário corrigir discrepâncias de escala, ajuste a calibragem da plotadora por meio do assistente de Calibragem da plotadora. Consulte “Calibrar plotadoras e trabalhar com tamanhos de papel personalizados” no Guia de drivers e periféricos.
Anexa ou separa um arquivo PMP do arquivo PC3 que está sendo editado. Use o botão Separar para desfazer a associação entre o arquivo PMP e o arquivo PC3.
Salva um arquivo PC3 com um novo nome de arquivo.
Restaura as configurações da guia Device and Document Settings de volta para os padrões.