Quando um comando lhe solicita um ponto, você pode usar o dispositivo apontador para especificar o ponto ou é possível inserir as coordenadas. Quando a entrada dinâmica está ativada, você poderá inserir valores de coordenadas nas dicas de ferramentas junto ao cursor.
Um sistema de coordenadas cartesianas possui três eixos, X, Y e Z. Ao inserir valores de coordenada, você indica a distância de um ponto e sua direção (+ ou -) juntamente com os eixos X, Y e Z relativos à origem do sistema de coordenadas (0,0,0).
Em 2D, você especifica pontos no plano XY, também chamado de plano de trabalho. O plano de trabalho é similar a uma folha plana de papel quadriculado. O valor X de uma coordenada cartesiana especifica a distância horizontal e o valor Y especifica a distância vertical. O ponto de origem (0,0) indica a localização de intersecção dos dois eixos.
As coordenadas polares utilizam uma distância e um ângulo para localizar um ponto. Com as coordenadas cartesiana e polar você pode inserir coordenadas absolutas baseadas na origem (0,0) ou coordenadas relativas baseadas no último ponto especificado.
Outro método utilizado para especificar um ponto consiste em mover o cursor para indicar uma direção e inserir a distância diretamente. Este método é chamado de entrada direta da distância.
Você pode inserir as coordenadas em notação científica, decimal, de engenharia, de arquitetura ou fracionária. Você pode inserir os ângulos em grados, radianos, unidades de topografia ou graus, minutos e segundos. O comando UNIDADES controla o formato de unidades.
Também é possível inserir coordenadas nas dicas de ferramentas de entrada dinâmica. Após você digitar um valor em um campo de entrada e pressionar Tab, o campo então exibe um ícone de cadeado e o cursor é restringido pelo valor inserido. Você pode então inserir um valor para o segundo campo de entrada. Alternativamente, se você digita um valor e pressiona Enter, o segundo campo de entrada é ignorado e o valor é interpretado com a entrada da distância direta.
Há três tipos de exibição de coordenadas: estática, dinâmica e distância e ângulo.