O IGES (Initial Graphics Exchange Specification) é um formato de arquivo neutro criado para transferir dados de desenhos 2D e 3D entre sistemas CAD diferentes. O padrão IGES define os dois formatos de arquivo: ASCII de comprimento fixo, que armazena informações em registros de 80 caracteres e ASCII compactado. Os comandos IMPORTARIGES e EXPORTARIGES suportam somente o formato de comprimento fixo.
Em condições ideais, a tradução preserva a aparência e a funcionalidade de entidades. No entanto, esse processo tem limitações e alguns dados não serão preservados em uma transferência de dados entre IGES e anterior.
Por exemplo, ao exportar para o IGES, uma polilinha 2D é traduzida como a entidade IGES 106:12. Quando importar de IGES, a entidade 106:12 se converte para uma spline. Assim, se você usar IMPORTARIGES para ler um arquivo criado por EXPORTARIGES, o desenho resultante do AutoCAD pode não ser idêntico ao desenho original.
Semelhante perda de dados pode ocorrer ao transferir dados entre o AutoCAD e outro sistema CAD usando IGES. Normalmente, uma tradução única de ou para o IGES não representa um problema grave. Porém, a perda de dados pode se tornar preocupante se os desenhos forem traduzidos repetidamente de e para o IGES.
Inspecione as tabelas de conversão dos conversores IGES tanto do programa CAD de origem como do AutoCAD. Conheça as entidades que são suportadas. Reestruture o desenho para minimizar o uso de objetos que requerem compromissos e substituições.
Consulte a tabela de conversão de IMPORTARIGES para obter detalhes específicos do âmbito do conversor IGES.