Você pode visualizar e editar o caminho e o nome do arquivo utilizado ao localizar um determinado desenho referenciado (refex). Use esta opção se o arquivo referenciado tiver sido movido para uma pasta diferente ou renomeado desde que foi anexado pela primeira vez.
Você pode escolher entre três tipos de informações de caminho de pasta para salvar com uma referência anexada: um caminho completo, um caminho relativo ou nenhum caminho.
Um caminho completo é uma hierarquia completamente especificada de pastas que localiza o arquivo de referência. Um caminho completo inclui a letra do disco rígido local, uma URL de um website ou a letra da unidade do servidor de rede.
Caminhos relativos são caminhos de pastas parcialmente especificados que assumem a letra da unidade atual ou a pasta do desenho host. Esta é a opção mais flexível e permite que você mova um conjunto de desenhos da unidade atual para uma unidade diferente que utiliza a mesma estrutura de pasta.
Se o arquivo de desenho que está sendo referenciado está localizado em um disco rígido local diferente ou em um servidor de rede, a opção de caminho relativo não está disponível.
\ |
Procure na pasta raiz da unidade do desenho hospedeiro |
caminho |
A partir da pasta do desenho hospedeiro, siga o caminho especificado |
\caminho |
A partir da pasta raiz, siga o caminho especificado |
.\caminho |
A partir da pasta do desenho hospedeiro, siga o caminho especificado |
..\caminho |
A partir da pasta do desenho hospedeiro, mova a pasta um nível para cima e siga o caminho especificado |
..\..\caminho |
A partir da pasta do desenho hospedeiro, mova a pasta dois níveis para cima e siga o caminho especificado |
Quando as informações de nenhum caminho são salvas com a referência externa anexada, a busca a seguir é iniciada na ordem mostrada:
Especificar a opção Nenhum caminho é útil ao mover um conjunto de desenhos para uma hierarquia de pasta diferente ou para uma hierarquia de pasta desconhecida.
Se o desenho em que você está trabalhando contém uma refex que tenha sido movida para uma outra pasta, é exibida uma mensagem no local da refex, quando o desenho é carregado. A mensagem indica que a refex não pode ser carregada utilizando o caminho antigo. Quando você especifica o novo caminho, a refex é recarregada em seu desenho.
Os nomes de projeto facilitam o gerenciamento de refex quando os desenhos são trocados entre clientes ou se você tiver diferentes mapeamentos de unidades de disco para o mesmo local em um servidor. O nome do projeto aponta para uma seção no registro que pode conter um ou mais caminhos de pesquisa para cada nome de projeto definido.
Se o programa não puder encontrar uma refex na localização especificada pelo caminho de procura, o prefixo (se houver) é retirado da pasta. Se o desenho tem um valor NOMEPROJETO definido e uma entrada correspondente existe no registro, o programa procura pelo arquivo ao longo do caminho de procura do projeto. Se a refex ainda não for localizada, o caminho de procura do programa é novamente procurado.
Você pode adicionar, remover ou modificar os nomes de projeto que existem no registro. Os caminhos de busca da pasta abaixo do nome de projeto também podem ser adicionados, removidos ou modificados.
Os caminhos de busca abaixo do nome do projeto podem ser adicionados, removidos ou modificados da mesma maneira que o nome do projeto. A ordem de busca das pastas também pode ser modificada. Os projetos e seus caminhos de busca somente podem ser editados na guia Arquivos, na caixa de diálogo Opções. Você não pode editar nomes de projetos no prompt do comando.
Após estabelecer o nome do projeto e os caminhos de busca associados a ele, você pode transformar esse nome de projeto no projeto ativo no momento. O programa procura por refex associadas com o projeto atualmente ativo que não foram encontradas na pasta atual do desenho hospedeiro, o caminho completo de procura, o caminho de procura, a pasta atual do desenho ou os caminhos de suporte do programa.
Quando você realoca arquivos de desenho ou os arquivos externos que eles referenciam, incluindo outros arquivos de desenho, fontes de texto, imagens e configurações de plotagem, os caminhos de referência que são salvos no desenho precisam ser atualizados. O Gerenciador de referências da Autodesk lista arquivos referenciados em desenhos referenciados e fornece ferramentas para modificar os caminhos de referências salvas sem ter que abrir cada arquivo de desenho. Você também pode usar o Gerenciador de referências para identificar e corrigir referências não resolvidas.
O Gerenciador de referências é um aplicativo independente com seu próprio sistema de Ajuda. Para acessá-lo, clique no menu Iniciar (Windows) (Todos) Programas Autodesk AutoCAD Gerenciador de referências. Se estiver trabalhando em uma rede, ele pode não estar instalado em seu computador.