Após uma macro de ações ter sido gravada com o gravador de ações, é possível executar a série de comandos gravados e entrar com valores.
A macro de ações é executada a partir do painel gravador de ações. Também é possível inserir o nome da macro de ações no prompt do comando. Quando uma macro de ação é executada, você poderá ser solicitado a inserir ou solicitado a inserir um ponto base.
Com base na ação atual ou na solicitação para a interação do usuário na macro de ações, um ícone ao lado do cursor é exibido, para indicar quando a macro de ações precisa de entrada para poder continuar. Uma caixa de diálogo pode ser exibida onde você insere um valor ou usa um valor gravado.
Quando uma macro de ações é executada, uma série de comandos são executados um após o outro até que a execução seja completada ou um erro é encontrado. Alguns dos motivos para que a execução pare ou falhe, são os seguintes:
Quando você grava uma macro de ações, ela é salva no caminho definido pela variável de sistema ACTRECPATH. Para a execução, os caminhos são definidos pela variável de sistema ACTPATH.
Ambos os conjuntos de caminhos são usados ao carregar e executar uma macro de ações. No nó Configurações do gravador de ações na guia Arquivos da caixa de diálogo Opções, é possível definir os caminhos usados para gravar e ler arquivos de macro de ações.
A gravação e modificação de ações é feita com o painel gravador de ação na faixa de opções.