Sobre o desenho isométrico 2D

Simule uma vista isométrica de um objeto 3D alinhando objetos ao longo de três eixos principais.

Um desenho isométrico é uma representação simples de uma projeção isométrica 3D. Este método de desenho fornece uma forma rápida de criar uma vista isométrica de um projeto simples. Distâncias medidas ao longo de um eixo isométrico são corretas para a escala, mas como você está desenhando em 2D, não se pode esperar extrair outras áreas e distâncias 3D, exibir objetos a partir de diferentes pontos de vista ou remover automaticamente linhas ocultas.

Usando o comando ISOPRELIM, diversas variáveis de sistema e as configurações são automaticamente alterados para valores que facilitam ângulos isométricos. Os planos isométricos padrão, denominados isoplanos, são como segue:

Escolher um dos três isoplanos automaticamente faz com que o cursor de mira, a precisão do desenho e as ferramentas de rastreamento sejam alinhados ao longo dos eixos isométricos correspondentes. Por essa razão, você pode desenhar o plano topo, passar para o plano esquerdo para desenhar outro lado e ir para o plano direito para concluir o desenho.

Pesquisa

É possível usar a ferramenta Desenho isométrico na barra de status para selecionar o plano isométrico desejado. Como alternativa, é possível pressionar F5 ou Ctrl + E para percorrer os planos isométricos.

Os seguintes comandos e recursos são os mais comumente usados para manter a precisão em desenhos isométricos:

Dica: Ao criar desenhos isométricos 2D, crie a geometria de referência de cores diferentes. Este método é especialmente útil ao criar elipses para representar arredondamentos.

Círculos isométricos, arcos e arredondamentos

Quando estiver desenhando em planos isométricos, use elipses para representar círculos. A forma mais fácil de desenhar uma elipse com o formato correto é usar a opção Círculo isométrico de ELIPSE. A opção Círculo isométrico somente fica disponível quando um plano isométrico está ativo, o que é controlado pelo comando ISOPRELIM ou a variável de sistema SNAPSTYL.

Utilize círculos isométricos para arcos, arredondamentos e qualquer outra curva radial, aparando e estendendo para outras arestas. Os Círculos isométricos representam corretamente cilindros ou furos que são paralelos a um eixo isométrico, e suas arestas de silhueta sempre são paralelas a um eixo isométrico

Nota: Para representar círculos concêntricos, desenhe outra elipse com o mesmo centro, em vez de deslocar a elipse original. O deslocamento produz splines de forma oval que não representam as distâncias encurtadas que você esperaria.

Snap à grade e à grade isométrica

Quando você alterna do desenho ortogonal para o isométrico, a grade e o snap à grade mudam de um padrão retangular para um padrão diamante correspondente para aos ângulos isométricos. Além disso, as linhas de grade mudarão para pontos de grade, e as distâncias da grade e do snap à grade também serão ajustadas. Quando você desativa o desenho isométrico, as configurações de grade são restauradas.