Em desenhos grandes ou complexos, é possível criar e preservar objetos geométricos que servem como referências para criar novos objetos e verificar os objetos existentes.
A geometria de referência, também conhecida como geometria de construção, normalmente inclui linhas, círculos, pontos, linhas infinitas e raios. A geometria de referência pode ser utilizada para definir o envelope básico de um projeto 2D, os limites de interferência, as linhas de centro e as localizações críticas, como o centro de gravidade em uma peça de rotação ou uma marcação em um mapa.
Para modelagem 3D no AutoCAD, a geometria de referência inclui perfis 2D, eixos de rotação, caminhos de deslocamento e modelos de estrutura de arame 3D.
Use a geometria de referência para criar outros objetos usando Copiar ou Deslocar e aparar. Ao trabalhar com a geometria existente, você terá os seguintes benefícios:
No exemplo abaixo, é possível usar as linhas de recuo como uma referência para ajudar a localizar a fundação da residência do lote.
Mantenha sua geometria de referência em camadas dedicadas. Se escolher os nomes de camada usando um prefixo numérico como 00, 01 e assim por diante, você poderá garantir que as camadas apareçam na parte superior da lista de camadas. Em seguida, é possível desativar essas camadas ativadas e desativadas facilmente sem ter que navegar através da lista de camadas. Além disso, você pode optar por atribuir um alto valor de transparência ou cores vibrantes às camadas de referência, distinguindo geometria de referência de outros objetos ao gerenciar a complexidade visual de seu desenho.