Sobre cortar referências externas e blocos

Você pode especificar limites de corte para exibir uma parte limitada de uma referência externa, desenho ou uma referência de bloco.

É possível cortar referências externas como subjacências DGN, DWF, IMAGEM, PDF ou referências de bloco. Com um limite de corte, é possível determinar as partes de uma referência externa ou de uma referência de bloco que deseja exibir, ao ocultar as partes redundantes da referência dentro ou fora do limite.

É possível controlar a exibição do limite de corte com um quadro de corte. A variável de sistema de corte das subjacências REFEX, PDF, DGN, DWG e IMAGEM são XCLIPFRAME, PDFFRAME, DGNFRAME, DWFFRAME e IMAGEFRAME, respectivamente.

O limite de corte pode ser uma polilinha, retângulo ou um polígono com vértices dentro dos limites da imagem. É possível alterar o limite de uma imagem cortada. Quando você corta um limite, os objetos na referência externa ou bloco não são alterados. Somente sua exibição é alterada.

Com os comandos CORTARX, CORTARDGN, CORTARDWF, RECORTARPDF e CORTARIMAGEM, é possível controlar as seguintes opções de visualização:

Controlar a visibilidade da área cortada da referência externa ou da referência do bloco.

Quando o corte é desativado, o limite não é exibido e a toda a referência externa ou bloco fica visível, desde que os objetos estejam em camadas que estejam ativadas e descongeladas.

Os resultados do corte podem ser ativados ou desativados usando os comandos de corte, controlando se as áreas cortadas são ocultas ou exibidas.

Controlar a visibilidade de limites de corte

É possível controlar a exibição do limite de corte com um quadro de corte. A variável de sistema de corte das subjacências REFEX, PDF, DGN, DWG e IMAGEM são XCLIPFRAME, PDFFRAME, DGNFRAME, DWFFRAME e IMAGEFRAME, respectivamente.

Inverter a área a ser ocultada, dentro ou fora do limite de corte.

Quando você deseja que as partes ocultas da referência cortada seja ou não exibida, utilize as alças para aliterar a exibição da referência externa ou blocos. Com as alças localizadas no ponto central da primeira aresta do limite de corte, é possível inverter a exibição da referência cortada dentro ou fora do limite.

As alças são visíveis e podem ser utilizadas quando a variável de sistema de corte está ativada e a referência é selecionada e cortada.

Opções de edição

Depois que uma referência externa ou um bloco tiver sido cortada, ela pode ser movida, copiada ou rotacionada, da mesma forma que uma referência externa ou referência de bloco não cortada. O limite de corte se move com a referência. Se uma refex contém refex cortadas e aninhadas, elas aparecem cortadas no desenho. Se a refex pai for cortada, as refex aninhadas também serão cortadas.

Redimensionar os limites de corte

Para alterar a forma ou o tamanho de um limite de corte para referências externas e de bloco, você poderá utilizar alças para editar os vértices, da mesma maneira que editaria qualquer objeto com alças.

No caso de uma edição de alça retangular, é possível manter o retângulo de quatro lados fechado ou a forma quadrada do limite de corte retangular, porque dois vértices do mesmo lado do limite de corte retangular são editados juntos.

Nota: Com os limites de corte, não é possível exibir limites poligonais com intersecção. Uma mensagem de erro é exibida se o limite reverte para o último limite.

Limitações para limites de corte

Ao cortar um desenho ou bloco referenciado, as seguintes limitações se aplicam: