Sobre como aprimorar o desempenho ao usar refex

Descarregar refex em desenhos grandes

Quando um desenho referenciado (refex) é descarregado a partir do desenho atual, o desenho é aberto com mais rapidez e utiliza menos memória.

A definição da refex é descarregada a partir do arquivo de desenho, mas o ponteiro interno do desenho de referência permanece. A refex não é exibida e as informações de objetos não-gráficos não aparecem no desenho. Entretanto, você pode restaurar todas as informações recarregando a refex. Se XLOADCTL (carregamento sob demanda) estiver definida como 1, o descarregamento do desenho desbloqueará o arquivo original.

Você deve descarregar um arquivo de referência se não for necessário na sessão de desenho atual, mas possa ser utilizado posteriormente para plotagem. Você pode manter uma lista de trabalho de refex descarregadas no arquivo de desenho, para carregar conforme necessário.

Visão geral do carregamento sob demanda

O programa salva e carrega desenhos sob demanda com índices para aumentar o desempenho com desenhos referenciados grandes que tiverem sido cortados ou que tiverem muitos objetos em camadas congeladas. Com o carregamento sob demanda, apenas os dados do desenho de referência necessários para regenerar o desenho atual são carregados na memória. Em outras palavras, o material referenciado é lido "sob demanda".

O carregamento sob demanda trabalha em conjunto com as variáveis de sistema INDEXCTL, XLOADCTL e XLOADPATH.

Para maximizar os benefícios do carregamento sob demanda, salve os desenhos referenciados com índices espaciais e de camada. As vantagens de desempenho do carregamento sob demanda são mais evidentes quando você executa um dos procedimentos a seguir:

Se o carregamento sob demanda estiver ativado e você tiver cortado as refex com índices espaciais, os objetos no banco de dados de desenho referenciado contidos no volume de corte incluirão a maioria dos objetos lidos no desenho. Se o volume de corte for modificado, mais objetos serão carregados a partir do desenho de referência, conforme necessário. Da mesma forma, se houver refex com muitas camadas congeladas, salvas com índices de camada, somente os objetos das camadas descongeladas serão lidos para o desenho atual. Se estas camadas dependentes de refex não estão congeladas, o programa lê na geometria do desenho referenciado, como necessário.

Quando a carga por demanda está ativada, o programa coloca um bloqueio em todos os desenhos de referência, para que possa ler na geometria que precisar, de acordo com a demanda. Os demais usuários podem abrir os desenhos de referência, mas não podem salvar alterações. Se quiser que outros usuários sejam capazes de modificar uma refex que está sendo carregada sob demanda em outro desenho, ative o carregamento sob demanda com a opção Copiar.

Se você ativar a carga por demanda com a opção Enable with Copy, o programa cria uma cópia temporária do desenho referenciado e efetua a carga por demanda do arquivo temporário. Em seguida, você pode carregar a refex sob demanda enquanto permite que o desenho de referência original esteja disponível para modificações. Quando você desativa a carga por demanda, o programa lê em todo o desenhos referenciados, a despeito da visibilidade de camada ou ocorrências de corte.

Camadas e índices espaciais foram adicionados no AutoCAD Release 14 e AutoCAD LT 97. Se você referenciar externamente um desenho salvo em uma versão anterior a esta, não verá o mesmo benefício de desempenho do que o nos desenhos salvos com índices. Para um desempenho máximo, use a carga por demanda com desenhos referenciados salvos com camadas e índices espaciais ativados no AutoCAD Release 14, AutoCAD LT 97 ou em versões mais recentes.