Objetos personalizados fornecem capacidades adicionais ao programa e produtos relacionados. Quando o aplicativo que criou o objeto personalizado não está disponível, um objeto proxy é colocado em seu lugar.
Um objeto personalizado é um tipo de objeto criado por um aplicativo ObjectARX ® (AutoCAD Run-Time Extension), que, tipicamente, tem recursos mais especializados que os objetos padrão do AutoCAD ou AutoCAD LT. Os objetos personalizados incluem sólidos paramétricos (AutoCAD ® Mechanical), símbolos interativos e inteligentes de portas (AutoCAD ® Architecture), objetos de polígono (AutoCAD ® Map 3D) e objetos de dimensão associativa (AutoCAD e AutoCAD LT).
Além da Autodesk, muitos fornecedores de software usam o ObjectARX para escrever programas que criam objetos personalizados gráficos e não gráficos, úteis em seus aplicativos com base no AutoCAD.
Um objeto proxy é um substituto para um objeto personalizado, quando o aplicativo ObjectARX que criou o objeto personalizado não estiver disponível para o AutoCAD, o AutoCAD LT ou outro aplicativo em host. Mais tarde, quando o aplicativo estiver disponível, o objeto proxy é substituído pelo objeto personalizado.
Os objetos proxy têm recursos significativamente reduzidos em comparação com seus objetos personalizados correspondentes. A extensão de quais objetos proxy podem ser editados é determinada pelo aplicativo ObjectARX pai. Por exemplo, operações como apagar e mover um objeto ou alterar as propriedades do objeto podem ou não ser possíveis em um objeto proxy, dependendo do aplicativo que o criou.
Quando você abre um desenho, pode ver a caixa de diálogo Informações de proxy. A caixa de diálogo indica o número total de objetos proxy no desenho (gráfico e não gráfico) e o nome do aplicativo ausente e fornece informações adicionais sobre o tipo de objeto proxy e estado da exibição. Você pode utilizar a caixa de diálogo para controlar a exibição de objetos proxy.
Um ativador de objeto é uma ferramenta que fornece visualização específica e acesso à edição padrão para um objeto personalizado nos aplicativos host, quando o aplicativo que criou o objeto personalizado não estiver presente.
Os Ativadores de objetos permitem que os objetos personalizados se comportem de uma forma mais inteligente do que os gráficos proxy. O ativador de objeto também facilita a colaboração de grupos de trabalho ao usar outros produtos da Autodesk.
Se o aplicativo ObjectARX não estiver instalado em seu sistema, poderá verificar por Ativadores de Objetos disponíveis na Web. Por exemplo, se você receber um desenho que contenha objetos que foram criados no AutoCAD Architectural, mas não tem este aplicativo instalado em seu sistema, o Ativador de objeto AEC é descarregado para poder visualizar estes desenhos como foram projetados.
Para procurar os Ativadores de objeto atualmente disponíveis, vá para https://www.autodesk.com/enablers.
Caso utilize um aplicativo como o AutoCAD ® Map 3D para adicionar uma classificação de recurso (objeto), você poderá visualizar a classificação na paleta Propriedades na entrada Nome da classe. Se a classificação do objeto não estiver presente no arquivo de classificação associada (XML) ou se o arquivo de classificação associada estiver ausente, um ponto de exclamação será exibido na entrada Nome da classe. Para obter informações sobre o que é necessário para criar uma classificação de recurso, consulte a documentação do AutoCAD ® Map 3D.
Você também pode usar o recurso Seleção rápida para selecionar objetos por seus Nomes de classe e Propriedades de classe.