O snap polar restringe o movimento do cursor aos ângulos especificados. O PolarSnap restringe o movimento do cursor a incrementos especificados em torno de um ângulo polar.
Ao criar ou modificar objetos, você pode utilizar o rastreamento polar para exibir caminhos de alinhamento temporários definidos pelos ângulos polares que você especificar. Em vistas 3D, o rastreamento polar fornece adicionalmente um caminho de alinhamento nas direções acima e abaixo. Neste caso, a dica de ferramenta exibe +Z ou -Z para o ângulo.
Os ângulos polares são relativos à orientação do atual sistema de coordenadas do usuário (UCS) e à configuração da convenção do ângulo base em um desenho, que é definido na caixa de diálogo Unidades do Desenho.
Utilize o PolarSnap™ para efetuar snap a distâncias especificadas ao longo do caminho de alinhamento polar. Por exemplo, na ilustração seguinte você desenha uma linha de duas unidades do ponto 1 ao ponto 2 e então desenha uma linha de duas unidades do ponto 3 a um ângulo de 45 graus da linha. Se você ativar o incremento de ângulo polar em 45 graus, um caminho de alinhamento e uma dica de ferramenta são exibidos quando seu cursor cruza o ângulo de 0 ou 45 graus. O caminho de alinhamento e a dica de ferramenta desaparecerão quando você deslocar o cursor para fora do ângulo.
À medida que você move o cursor para perto de ângulos polares especificados, os caminhos de alinhamento e as dicas de ferramentas são exibidos. A medida de ângulo padrão é 90 graus. Utilize o caminho de alinhamento e a dica de ferramenta para desenhar o objeto. Você pode utilizar o rastreamento polar com os snaps ao objeto Intersecção e Intersecção aparente para localizar o ponto em que um caminho de alinhamento polar faz intersecção com outro objeto.
Você pode utilizar o rastreamento polar para rastrear incrementos de ângulos polares de 90, 60, 45, 30, 22.5, 18, 15, 10 e 5 graus ou pode especificar outros ângulos. A ilustração a seguir mostra os caminhos de alinhamento exibidos à medida que você move o cursor a 90 graus com o incremento do ângulo polar definido como 30 graus.
A orientação de 0 depende do ângulo definido na caixa de diálogo Unidades do desenho. A direção de snap (sentido horário ou anti-horário) depende da direção de unidades que você especifica quando definir as unidades de medida.
O PolarSnap restringe o movimento do cursor a distâncias incrementais em torno de um ângulo polar. Por exemplo, se você especificar um comprimento de 4 unidades, o cursor faz snap do primeiro ponto especificado a comprimentos de 0, 4, 8, 12, 16 e assim por diante. Enquanto o cursor é movimentado, uma dica de ferramenta indica o incremento de PolarSnap mais próximo. Para restringir a entrada de pontos a distâncias polares, o modo de rastreamento polar e o modo Snap (definido como PolarSnap) devem estar ativados.