A função nor calcula o vetor unitário normal (um vetor perpendicular a uma linha ou plano), não um ponto. O vetor define a direção normal e não um local no espaço. Você pode adicionar este vetor normal a um ponto para obter outro ponto.
Determina o vetor unitário normal 3D de um círculo, arco ou segmento de arco de polilinha selecionado. Esse vetor normal é a coordenada Z do sistema de coordenadas do objeto (OCS) do objeto selecionado.
Determina o vetor normal unitário 2D do vetor v. Os dois vetores são considerados 2D, projetados no plano XY do UCS atual. A orientação do vetor normal resultante aponta para a esquerda do vetor original v.
Determina o vetor normal unitário 2D para a linha p1,p2. A linha é orientada de p1 até p2. A orientação do vetor normal resultante aponta para a esquerda da linha original (p1,p2).
Determina o vetor unitário normal 3D para um plano definido pelos três pontos, p1, p2 e p3. A orientação do vetor normal é tão importante que os pontos fornecidos seguem o sentido anti-horário em relação ao normal.
As seguintes ilustrações mostram como os vetores normais são calculados:
O exemplo a seguir define a direção da vista perpendicularmente a um objeto selecionado. O AutoCAD exibe o objeto na visualização em planta e não distorce o objeto pela projeção paralela.
Comando: pontov
Direção da visão atual: DIRVISAO=atual
Especificar o ponto de visão ou [Rotacionar] <exibir a bússola e tripé>: 'cal
>> Expressão: nor
>> Selecionar círculo, arco ou polilinha para a função NOR: