É possível rotacionar objetos no desenho em torno de um ponto base especificado.
Para determinar o ângulo de rotação, você pode inserir um valor de ângulo, arrastar usando o cursor, ou especificar um ângulo de referência para alinhar para um ângulo absoluto.
Insira o valor de um ângulo de rotação entre 0 a 360 graus. Você também pode inserir valores em radianos, grados ou topografia. A inserção de um valor de ângulo positivo rotaciona os objetos no sentido horário ou anti-horário, dependendo da configuração da direção do ângulo base na caixa de diálogo Unidades do desenho.
Arraste o objeto em torno do ponto de base e especifique um segundo ponto. Use o modo Orto, rastreamento polar, ou snaps ao objeto para uma maior precisão.
Por exemplo, você pode rotacionar a visualização do plano de uma casa ao selecionar objetos (1), especificar um ponto base (2), e especificar um ângulo de rotação ao arrastar para outro ponto (3).
Com a opção Referência, você pode rotacionar um objeto para alinhá-lo para um ângulo absoluto.
Por exemplo, para rotacionar parte da ilustração para que as bordas diagonais girem 90 graus, você seleciona os objetos a serem rotacionados (1,2), especifica um ponto base (3), e insere a opção Referência. Para o ângulo de referência, especifique os dois pontos finais da linha diagonal (4,5). Para o novo ângulo, insira 90.
Para rotacionar objetos 3D, é possível utilizar ROTACIONAR ou ROTACIONAR 3D.