Objetos compostos, que são criados com as operações boolianas, mantêm um histórico dos componentes do seu objeto original que podem ser exibidos e modificados.
Você pode modificar a forma de um objeto composto modificando a imagem da estrutura de arame realçada de seus componentes originais. Se a propriedade Mostrar histórico estiver definida para 1 (Ativada), as estruturas de arame das formas originais — incluindo formas que tenham sido removidas — serão exibidas em um estado esmaecido. A variável de sistema SHOWHIST também controla esta configuração.
Para manter um histórico das partes originais de sólidos compostos, a propriedade Histórico precisa estar definida como Gravar (ativado), na paleta Propriedades, quando ocorrer a operação booliana. Também é possível utilizar a variável de sistema SOLIDHIST para definir essa propriedade.
Quando você modifica o objeto composto, o histórico poderá ser exibido. A seguir utilize alças no subobjeto histórico para modificar o objeto.
Você pode remover o histórico de um sólido composto selecionado ao alterar sua configuração de Histórico para Nenhum ou inserindo o comando REPRLIMITE. Após o histórico ter sido removido, não mais é possível selecionar e modificar os componentes originais removidos do sólido. É possível reiniciar a retenção do histórico para o sólido ao alterar sua configuração Histórico de volta para Gravar.
A remoção do histórico composto pode ser útil quando você trabalha com sólidos compostos complexos. Com este processo, é possível criar um objeto composto complexo e, a seguir, redefini-lo para servir como novo ponto inicial para operações adicionais de composto.