DATE (variável de sistema)

Armazena a data e a hora atuais no formato Modified Julian Date.

(Somente leitura)
Tipo:Real
Salvo em:Não-salvo
Valor inicial:Varia

O formato Modified Julian Date (MJD) é o número do dia juliano com a fração decimal de um dia:

<Julian day number>.<Decimal fraction of a day>

A Modified Julian Date, convencionalmente denominada UT1, é um padrão científico mundial que atribui números de dia começando em uma data e hora essencialmente arbitrárias, às 12:00h de 1 de janeiro de 4713 A.C. (B.C.E.). Com esse sistema, 4 de julho de 1997 às 14:29:58h corresponde a 2450634.60387736 e 1º de janeiro de 1998 ao meio-dia corresponde a 2450815.50000000.

Como o relógio do sistema fornece a data e a hora atuais, a variável de sistema DATE retornará uma data juliana real somente se o relógio do sistema estiver definido como UTC/Zulu (Hora média de Greenwich). TDCREATE e TDUPDATE têm o mesmo formato que DATE, mas seus valores representam o horário da criação e da última atualização do desenho atual.

Você pode calcular diferenças em data e hora subtraindo os números retornados por DATE. O número de segundos desde a meia-noite pode ser calculado multiplicando a fração decimal de DATE por 86.400 segundos.

O AutoLISP pode ser usado para calcular o número de segundos desde a meia-noite a partir do valor retornado por DATE.

(setq s (getvar "DATE"))
(setq seconds (* 86400.0 (- s (fix s))))
Nota: Se você estiver usando um produto com base no AutoCAD, não o AutoCAD LT, a Express Tool DATA pode ser usada, bem como a variável de sistema DATE. A DATE Express Tool funciona como um comando e usa um formato de sequência de caracteres como Mon 2012/5/7 10:29:10.563. Para ver o valor atual da variável de sistema DATE, insira DEFVAR e, em seguida, insira DATA no prompt.
Nota: A partir dos produtos baseados no AutoCAD 2017, a data e a hora atuais do sistema armazenadas na variável de sistema DATE correspondem ao segundo atual, ao passo que, em versões anteriores, a hora atual do sistema também incluía milissegundos. Se você estiver usando a variável de sistema DATE para controlar as alterações entre uma hora inicial e final, saiba que não verá mais uma alteração na hora até que se passe um segundo, mesmo que tenham passado 0 a 999 milissegundos. Quando precisar calcular diferenças de tempo menores do que um segundo, considere a possibilidade de usar o valor retornado pela variável de sistema MILLISECS.