O texto da cota e as pontas de seta normalmente aparecem entre as linhas de extensão quando há espaço suficiente. Você pode especificar o posicionamento desses elementos quando o espaço for limitado.
Vários fatores, como espaçamento da linha de extensão e tamanho da ponta de seta, influenciam o ajuste do texto da cota e das pontas de seta nas linhas de extensão. Em geral, o melhor ajuste, em função do espaço disponível, é aplicado. Se possível, tanto o texto quanto as pontas de seta são acomodados entre as linhas de extensão, não importando que opção de ajuste você escolheu.
Ao criar novas cotas, o posicionamento do texto e das pontas de seta é calculado automaticamente. Como alternativa, é possível inserir texto manualmente ou substituir o posicionamento das pontas de seta.
Por exemplo, você pode especificar que texto e pontas de seta sejam mantidos unidos. Neste caso, se não houver espaço para ambos entre as linhas de extensão, ambos são colocados fora. Você pode especificar que, se houver espaço apenas para texto ou pontas de seta, apenas o texto ou as pontas de seta serão inseridas entre as linhas de extensão.
As ilustrações a seguir mostram como o programa aplica um "melhor ajuste" para pontas de seta e texto.
Se não houver espaço para o texto entre as linhas de extensão, uma linha de chamada poderá ser criada automaticamente. Isto é usado em casos onde o texto fora das linhas de extensão poderia interferir em outra geometria, por exemplo, em cotas em série. O desenho do texto à direita ou à esquerda da linha de chamada é controlado pela configuração de justificação horizontal no estilo da cota.
Mesmo que as pontas de seta estejam fora das linhas de extensão, uma linha de cota pode ser forçada entre as linhas de extensão.
É possível criar diferentes estilos de cotas de diâmetro, como mostrado nas ilustrações.