Sobre a configuração de bancos de dados externos

Antes de acessar os bancos de dados externos a partir do programa, é preciso configurá-los usando os programas de banco de dados externos ODBC e OLE da Microsoft ® .

Depois de configurar os bancos de dados, você poderá acessar os dados a partir do programa, mesmo que não tenha o sistema de banco de dados que criou os dados instalados em seu sistema. Pode-se acessar dados a partir dos seguintes aplicativos:

Nota: Com as versões 2.1 e posteriores do MDAC, você não poderá editar arquivos do dBase, a não ser que exista um BDE (Borland DataBase Engine) instalado no computador.

Uma vez que o banco de dados tenha sido configurado com sucesso para uso com programa, um arquivo de configuração com a extensão UDL é criado. Esse arquivo de configuração contém as informações que o programa precisa para acessar o banco de dados configurado. Por padrão, os arquivos UDL são armazenados na pasta Vínculos de dados. É possível especificar outro local para os arquivos UDL na caixa de diálogo Opções.

Os tópicos a seguir demonstram como configurar uma fonte de dados utilizando ODBC e como configurar fontes de dados para usá-las com o programa. Para obter informações detalhadas sobre ODBC e OLE DB, consulte os seguintes recursos da Microsoft on-line:

Ignorando ODBC utilizando um driver OLE DB direto

Diversos sistemas de gerenciamento de banco de dados suportados possuem drivers diretos disponíveis para OLE DB. Se você utilizar esses drivers diretos, não precisará definir arquivos de configuração do ODBC e OLE DB. Basta um único arquivo de configuração OLE DB.

Drivers de banco de dados diretos estão disponíveis para os seguintes sistemas de banco de dados:

Utilizar o ODBC para criar um arquivo de configuração

ODBC é um programa intermediário que cria dados partindo de um aplicativo disponível para outros aplicativos.

Configurar uma fonte de dados com OLE DB

O OLE DB pode ser utilizado para estabelecer um arquivo de configuração UDL que aponte para uma tabela de banco de dados externo.

Substituindo SQL Server por OLE DB

Depois de atualizar de uma versão de 32 bits do produto para uma versão de 64 bits, se estiver usando o DbConnect com uma conexão que acessa um banco de dados do Microsoft Access ou uma planilha do Microsoft Excel usando um dos seguintes métodos, você precisará alterar suas conexões para usar o Mecanismo de Banco de Dados do Microsoft Access ou o Microsoft SQL Server. A Microsoft não suporta versões de 64 bits de algumas tecnologias de driver de banco de dados anteriores.

O Microsoft SQL Server é fornecido em várias edições diferentes. Se no momento os dados de um arquivo MDB ou XLS são acessados, poderá achar que o uso do Microsoft SQL Server Express Edition é adequado para suas necessidades. A Microsoft também oferece as edições Standard e Enterprise do SQL Server.

Nota: É possível comprar utilitários de baixo custo de terceiros para ajudar a automatizar a conversão dos dados armazenados em um arquivo MDB para um arquivo MDF que podem ser usados com o SQL Server. Muitos destes utilitários também permitem exportar dados de um arquivo MDF para um arquivo MDB.