Sobre o desenvolvimento de aplicativos com a automação do ActiveX

A automação ActiveX é uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft® com base na arquitetura COM (component object model). Ela pode ser usada para estender os produtos baseados no AutoCAD, compartilhar os seus dados de desenho com outros aplicativos e automatizar tarefas.

É possível criar e manipular objetos de desenho partindo de qualquer aplicativo que funcione como um controlador de automação. Portanto, a automação permite a programação de macros entre aplicativos, um recurso que normalmente não está disponível para uso com o AutoLISP. Por exemplo, você pode querer solicitar prompt para entrada, definir preferências, fazer um conjunto de seleções ou recuperar dados do desenho.

Os objetos exibidos são chamados de Objetos de automação. Os objetos de automação tornam os métodos, as propriedades e os eventos disponíveis. Métodos são funções que executam uma ação em um objeto. Propriedades são funções que definem ou retornam informações sobre o estado de um objeto. Eventos são ações iniciadas pelo usuário ou ocorrências às quais o programa responde.

Nota:
  • A automação do ActiveX no AutoCAD LT para Windows é limitada somente à biblioteca ActiveX do AutoCAD e à linguagem de programação do AutoLISP; o AutoCAD LT não oferece suporte à automação do ActiveX com VBA ou outras linguagens de programação. Também não há suporte para bibliotecas ActiveX de terceiros, como as usadas para acessar o Microsoft Word e o Microsoft Excel. Você deve ter o AutoCAD ou um produto baseado no AutoCAD para tirar o máximo proveito da automação do ActiveX.
  • A automação do ActiveX não é compatível com Mac OS ou Web.

Acessar aplicativos externos com o AtiveX (Somente AutoCAD para Windows)

São duas as vantagens de se implementar uma interface ActiveX para o programa:

Praticamente qualquer tipo de aplicativo pode acessar os objetos automatizados expostos no AutoCAD. Esses aplicativos podem ser executáveis independentes, arquivos DLL (dynamic linked library) e macros com aplicativos como o Microsoft Word ou Microsoft Excel. O mais comum provavelmente será um executável independente. Se você estiver usando aplicativos de outros desenvolvedores, siga as instruções para instalação e uso do produto.

Definir um comando externo para iniciar o aplicativo (AutoCAD para Windows somente)

É possível usar o arquivo acad.pgp para definir um comando que executa um comando externo para iniciar um aplicativo independente; similar ao de um alias de comando que pode ser usado para ativar um comando.

O exemplo a seguir define o alias do comando RUNAPP1, que executa o app1.exe no diretório c:\vbapps\. Adicione esse código à seção de comandos externos do arquivo acad. pgp.

RUNAPP1, start c:\vbapps\app1, 0

Se o aplicativo exigir parâmetros da linha de comando, será possível usar o seguinte código:

RUNAPP2, start c:\vbapps\app2, 0, *Parameters: ,

Esse exemplo define o comando RUNAPP2, que solicita os parâmetros e os transmite para o aplicativo.

Dica: É possível também usar a função startapp do AutoLISP para iniciar um aplicativo que usa a automação. Depois que o AutoLISP inicia um aplicativo externo, ele não tem nenhum controle sobre suas ações. Você pode, no entanto, usar o AutoLISP para localizar e executar aplicativos diferentes com base em determinados parâmetros.

Iniciar um aplicativo da interface do usuário (AutoCAD para Windows somente)

Depois que você definir um comando externo para iniciar um aplicativo independente, é possível usar esse comando como parte de uma macro de comando de um elemento da interface do usuário.

Se usar apenas um ou dois aplicativos, será possível adicioná-los a um dos painéis da faixa de opções padrão ou barra de ferramentas de acesso rápido. Se tiver um grupo de aplicativos, você poderá definir seus próprios painéis da faixa de opções que são especificamente dedicados a esses aplicativos.