Como a cotagem requer elevada velocidade e eficiência, o AutoCAD introduziu o comando COTA para acelerar o processo usando as inferências e as opções em um único comando. Em vez de alternar entre vários comandos de cotagem, você pode usar um único comando COTA para obter resultados diferentes com uma combinação de
A opção COTA que escolher
O tipo de objeto sobre o qual você passa o mouse
Onde você coloca o cursor do mouse sobre um objeto
Onde você escolhe ou clica
A direção em que você move o cursor
Todas essas opções podem desempenhar um papel no resultado final.
Vamos ver como o comando COTA pode dimensionar o projeto imaginário abaixo em uma sequência de comando único.
Nota: O vídeo não contém áudio nem legendas.
Nota: As etapas, as imagens e os vídeos podem diferir ligeiramente de sua versão do produto.
Criar cotas lineares
Clique na guia Início > painel Anotação > Cota. Pesquisa
Coloque o cursor do mouse sobre um segmento de linha até que a visualização da cota apareça. Selecione o segmento de linha e clique na localização desejada para a linha de cota.
Nota: Se os snaps ao objeto estiverem interferindo com a seleção de objetos ou com a posição da cota, aumente o zoom ou pressione F3 para desativar os snaps ao objeto em execução.
Para as folgas entre as cotas, use os snaps ao objeto para localizar os pontos de cota (1,2) e clique na localização desejada para a linha de cota (3).
Nota: Observação: Ao especificar pontos para uma cota linear, a direção em que você move o cursor determina se você cria uma cota horizontal, vertical ou alinhada.
Dica: Para evitar a criação de uma cota alinhada, ative o Modo ortogonal pressionando F8.
Para a próxima cota linear, use os snaps ao objeto (1,2) e clique na localização desejada para a linha de cota (3).
Para criar uma linha de cotas contínua, especifique a opção Contínua no prompt, selecione a linha de extensão da qual deseja continuar (4) e os outros pontos de cota (5,6,7).
Nota: A sequência para criar uma cota de linha de base é semelhante, exceto que (a) a opção Linha de base deverá estar selecionada e (b) a linha de extensão selecionada deverá ser a que está à esquerda de (4).
Em seguida, pressione Enter duas vezes para finalizar a sequência de cotas contínuas.
A seguir, vamos dimensionar a largura da passagem ou ranhura diagonal. Selecione as linhas diagonais (1,2) e clique na localização para a linha de cota (3).
Para dimensionar a concordância e o círculo, selecione-os e clique na localização do texto e da linha de chamada.
Por fim, pressione Enter para sair do comando COTA.
Cotagem no espaço do papel
Existem vários métodos para localizar e dimensionar as cotas. Um dos métodos é a criação das cotas no espaço do papel. Caso você use esse método, ainda poderá usar o comando COTA. Siga estes passos:
Após a cotagem no espaço do modelo, crie ou clique em uma guia de layout.
Selecione a viewport de layout desejada, clique na alça de escala e selecione uma escala na lista.
A seguir, clique duas vezes dentro da viewport de layout para acessar o espaço do modelo. Efetue o pan da vista, conforme necessário.
No prompt de comando, insira ALTESPACO. O comando Alterar espaço também está disponível na guia Início, painel Modificar expandido.
Selecione todas as cotas. Se houver muitas, você poderá usar janelas cruzadas ou filtros de seleção.
Quase como por magia, todas as cotas selecionadas são transferidas para o espaço do papel no layout atual. Elas também manterão a escala correta automaticamente, que é determinada pela escala da viewport.
Como se vê com base nesses passos, a forma mais eficiente de criar cotas é usar o comando COTA em um fluxo de trabalho contínuo, aplicando pan e zoom com a roda do mouse e pressionando a tecla F3 quando é necessário desativar snaps ao objeto em execução para a seleção de objetos.
Tente usar o comando COTA com seus próprios desenhos para descobrir outras formas de aumentar a velocidade do processo de cotagem.