Sobre cotas associativas

As cotas podem ser associativas, o que significa que elas se ajustam às alterações nos objetos geométricos que medem.

A associatividade da cota define a relação entre os objetos geométricos e as cotas que definem sua distância e ângulos. Diversos tipos de relações são possíveis entre objetos geométricos e cotas. Objetos de chamada de detalhe e de múltipla chamada de detalhe também podem ser associativos.

É possível determinar se uma cota é associativa ou não associativa com a paleta Propriedades ou o comando LISTA. É possível utilizar o comando REASSOCIARCOTA para reassociar parcialmente cotas associativas ou não associativas.

Dica: É possível usar o comando COTAREGEN para atualizar as cotas associativas após a aplicação de vista panorâmica ou zoom, após abrir um desenho modificado com uma versão anterior ou após abrir um desenho com referências externas que foram modificadas.

O monitor de anotação

Pode-se rastrear as anotações que perdem a associatividade com a ajuda do monitor de anotações. A associação pode ser perdida por diversos motivos:

Quando o monitor de anotação está ativado, ele identifica as anotações que perderam a associação exibindo um sinal. No exemplo, quando o círculo é apagado, a associação da cota é perdida e um sinal aparece na cota afetada.

Clicar no sinal exibe um menu com opções específicas da anotação desassociada. Neste exemplo, o menu fornece acesso aos comandos REASSOCIARCOTA e APAGAR.

Situações especiais e limitações

As cotas associativas suportam a maioria dos tipos de objetos geométricos em que você esperaria aplicar cota. Não há compatibilidade com objetos como

Nota: Cotas associadas às vistas de desenho de modelo podem perder sua associatividade se o desenho for aberto e salvo novamente em uma versão anterior ao AutoCAD 2012.