O conjunto de ferramentas do AutoCAD Mechanical fornece um assistente (comando AMSCREWCON2D) para criar montagens de fixador completos para ligar duas placas. Uma conexão roscada pode consistir de um parafuso, porcas, arruelas e furos, os quais podem ser selecionados no assistente. Não é preciso selecionar todas estas peças padrão para uma conexão roscada, ainda que você deva selecionar ao menos uma delas.
O assistente exibe somente as peças padrão que podem ser combinadas. Por exemplo, exibe os pinos de cavilha somente se selecionaram-se porcas chanfradas como parte da conexão roscada. O assistente de conexão roscada tem as seguintes características:
- A conexão roscada pode ser inserida nas vistas frontal, inferior ou superior. Quando você seleciona a vista frontal, é possível decidir exibir o segmento que atravessa as placas como uma vista normal, oculta ou em seção. Você também pode decidir não exibir o manipulador.
- É possível salvar as configurações do assistente como modelos para voltar a utilizá los mais tarde. Quando você começa a partir de um modelo, a maioria das seleções já foram executadas. Você somente tem que especificar as exceções. Você não tem que especificar todos as configurações necessárias cada vez que inserir uma conexão roscada. Ademais, o conjunto de ferramentas do AutoCAD Mechanical fornece múltiplos modelos comuns para começar.
- A guia AM:Conteúdo, da caixa de diálogo Opções, fornece uma opção para aplicar regras de comprimento de projeção para conexões roscadas. Portanto, ao inserir uma conexão roscada que contém uma porca, o assistente mantém o comprimento da projeção de linhas de centro do parafuso em 1,5 vezes do diâmetro da porca. Se a opção não está selecionada, é possível alterar o tamanho da conexão roscada arrastando.
- Quando nenhuma porca foi selecionada, o assistente utiliza o mesmo cálculo para simular um tamanho de parafuso para a conexão roscada.
- É possível combinar rebaixos e escareados. O parafuso, junto com as arruelas adicionadas abaixo de sua cabeça, determinam o tipo e a profundidade do rebaixo ou do escareado.
- Se o assistente não pode localizar um comprimento nominal conveniente (necessário para o comprimento do manipulador) para uma conexão roscada, este solicita ao usuário o diâmetro nominal apropriado.
- É possível utilizar o comando AMPOWERVIEW para gerar uma vista diferente da conexão roscada. É possível criar, por exemplo, a vista superior a partir da vista frontal.
- Você pode selecionar peças padrão para componentes que não estão visíveis na vista que deseja criar. Desta forma, o assistente pode validar a conexão roscada ainda que não todas as peças estejam visíveis na vista.
- O assistente define um furo com base na cabeça do parafuso. Ao inserir escareados da biblioteca, é preciso selecionar um parafuso ainda que você não deseje inseri-lo. Dependendo do propósito do projeto, você pode ocultar ou exibir o parafuso no desenho. Quando são inseridos rebaixados ou escareados do usuário, não é necessário selecionar nenhum parafuso.
- Para excluir uma peça padrão selecionada, clique no botão situado à direita da peça padrão.
- Ao ativar a estrutura, o Navegador do Mechanical é atualizado automaticamente e você pode especificar a que vista de componente (normalmente, a que chapa) pertencem os furos.
- Você pode utilizar o comando AMPOWERRECALL para repetir o comando para a conexão roscada inserida mais recentemente. Na caixa de diálogo Conexão roscada, é possível adicionar elementos adicionais e alterar o diâmetro nominal.
- Se você utiliza o comando AMPOWERERASE para excluir uma conexão roscada em uma chapa sombreada, o conjunto de ferramentas do AutoCAD Mechanical restaura a hachura.