O Autodesk Geotechnical Modeler é uma extensão do Civil 3D que permite visualizar e analisar seus dados geotécnicos diretamente no ambiente do Civil 3D.
No artigo "Você já experimentou" deste mês, analisaremos mais detalhadamente o recurso Geotechnical Modeler do Civil 3D.
Todo mês, apresentamos o perfil de um recurso ou de um fluxo de trabalho útil do Civil 3D. Analisamos as novidades e o que já existe há algum tempo e identificamos recursos que podem melhorar sua experiência com o Civil 3D e, ao mesmo tempo, tornar você e sua equipe mais produtivos.
Há algum recurso que você gostaria que fosse abordado? Conte-nos sobre ele nos comentários.
A extensão Geotechnical Modeler permite importar e conectar seus dados geotécnicos diretamente no ambiente do Civil 3D. O Geotechnical Modeler fornece ferramentas para gerar superfícies de estrato, criar visualizações de subsuperfície de dados geotécnicos em gráficos do perfil longitudinal e transpor informações de perfil para uma vista tridimensional com facilidade. Todos os usuários do software Civil 3D devem estar familiarizados com os fluxos de trabalho, já que a ferramenta usa diversos objetos e estilos do Civil 3D.
A flexibilidade do Geotechnical Modeler permite criar e gerenciar estilos e tipos de objetos padrão do Civil 3D, incluindo: pontos COGO, superfícies TIN, alinhamentos, perfis e gráficos do perfil longitudinal. O Geotechnical Modeler oferece duas opções para conectar dados de subsuperfície aos seus projetos do Civil 3D, por meio da opção de formato de arquivo AGS específica da indústria ou usando arquivos CSV simples.
Para acessar as caixas de diálogo do Geotechnical Modeler, faça o seguinte:
Na faixa de opções, selecione a guia Geotechnical Modeler
Selecione a interface apropriada do Geotechnical Modeler para abrir:

Também é possível inserir o prefixo de comando GM da linha de comando como alternativa para acessar as caixas de diálogo do Geotechnical Modeler. Os seguintes comandos estão disponíveis na linha de comando para acessar as caixas de diálogo do Geotechnical Modeler:
O Geotechnical Modeler é compatível com o formato de arquivo AGS específico da indústria e o formato de arquivo CSV mais genérico ao importar dados geotécnicos para um projeto do Civil 3D. Se você usa software geotécnico ou de subsuperfície dedicado compatível com o formato AGS, poderá facilmente conectar os dados geotécnicos a projetos do Civil 3D.
O formato CSV permite que você desenvolva e insira dados em um formato de arquivo simples com base em texto sem precisar usar software especializado quando os dados AGS não estiverem disponíveis para o seu projeto.
O Geotechnical Modeler permite a criação de várias superfícies usando o conjunto de dados do projeto. Há uma opção para criar superfícies de estrato usando diferentes campos de geologia contidos no conjunto de dados. Para criar a superfície usando um campo Geologia diferente, selecione o campo desejado e, a seguir, selecione Criar superfícies.
Além da interpolação entre os perfurados, o Geotechnical Modeler também oferece a opção de seguir o solo existente para uma melhor visualização de subsuperfície.
Após importar as informações do Geotechnical Modeler para o modelo, será possível criar superfícies de estrato que representarão cada camada de material dos dados de perfuração. É possível controlar a exibição das superfícies de estrato para a vista da planta e a vista do modelo separadamente.
Para visualizar melhor os dados de perfuração, é possível criar registros 2D para compreender melhor os dados geotécnicos. Você também pode criar sticklogs 3D para visualizar a superfície de estrato de perfuração em 3D.

Um gráfico do perfil longitudinal de subsuperfície que representa os diferentes perfis de estrato e as próprias perfurações. Selecione as perfurações que você deseja adicionar ao perfil, e elas serão adicionadas quando o gráfico do perfil longitudinal for gerado. O gráfico do perfil longitudinal pode ser utilizado nas folhas da planta do projeto, mas também pode ser adicionado em 3D.
Reunir essas informações sofisticadas em uma vista 3D pode ajudar você a tomar melhores decisões de projeto. Você também pode importar o modelo para o InfraWorks a partir do Civil 3D, permitindo que os envolvidos tenham uma melhor compreensão dos problemas ao trabalhar no projeto do terreno.
O Geotechnical Modeler inclui uma ferramenta que permite exportar dados de modelo de subsuperfície para um novo desenho do Civil 3D.
Para compartilhar superfícies de estrato e perfurações 3D: