Neste exercício, você irá criar linhas que exibem o caminho que a água corrente tomaria por uma superfície. A seguir, você irá criar um polígono que define a região da área de contribuição e sua área na superfície.
O utilitário de queda de água cria um objeto de polilinha 2D ou 3D que corre para baixo em uma superfície a partir de um ponto selecionado. É possível especificar se o ponto selecionado é ou não indicado com um marcador. Após as linhas terem sido criadas, é possível editá-las ou modificá-las conforme necessário.
É possível usar as informações obtidas na análise de queda de água para calcular bacias de contribuição, com base nos pontos baixos especificados da superfície. As regiões da área de contribuição podem ser criadas na superfície como polígonos 2D ou 3D, que podem ser exportados para um aplicativo de hidrologia para análise detalhada.
Este exercício utiliza um arquivo de desenho similar ao que foi utilizado no Exercício 3: Criar uma legenda de bacia hidrográfica. O estilo de superfície é alterado para facilitar a visualização dos recursos básicos da superfície e contém um estilo único de ponto para usar como um marcador de ponto inicial.
Este exercício continua a partir do Exercício 4: Extrair objetos de uma superfície.
Executar uma análise de queda de água
Uma polilinha 2D é desenhada, representando o fluxo de água a partir do ponto selecionado. O ponto inicial do caminho é indicado por um marcador .
Se um caminho de água for dividido, linhas adicionais serão desenhadas para seguir cada caminho.
Caminhos de queda de água (setas indicam locais de entrada da galeria de escamento)
Observe que a maioria dos caminhos de queda de água nesta área deságuam nas galerias de escoamento que são indicadas pelas setas vermelhas. Em seguida, você usará os caminhos de queda de água que acabaram de ser criados para definir uma bacia de contribuição que influencia as galerias de escoamento.
Criar bacias de contribuição
São criados polígonos azuis que definem cada região da área de contribuição. O valor da região da área de contribuição é exibido na linha de comando. No desenho, cada ponto da área de contribuição é indicado por um marcador.
Se receber uma mensagem indicando que a localização especificada resulta em uma bacia de contribuição sem área, significa que não há uma área plana ou alta no ponto especificado.
Bacias de contribuição definidas
Combinar várias bacias de contribuição
Os polígonos são exibidos na janela do desenho, mas todos os outros objetos são ocultos.
É exibido um polígono que contém a área combinada das bacias coletoras. O comando LineWorkShrinkWrap cria um único limite externo de uma seleção de polígonos que se tocam. Os polígonos originais não são excluídos.
Bacias de contribuição combinadas
Os demais objetos do desenho são exibidos na janela de desenho.
É possível transferir polígonos de bacia de contribuição individuais ou combinados para um aplicativo de hidrologia para análise posterior.
Para continuar para o próximo tutorial, vá para Gerar informações de volume de superfície.